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Por bylari
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#90893
O livro ‘’Não Verás País Nenhum’’, de Ignácio Loyola, retrata um futuro distópico, no qual a completa degradação do espaço natural prejudica a vivência plena dos indivíduos. De maneira análoga, tal aspecto é notório no que tange à realidade brasileira, pois a exploração exacerbada empregada sobre os ecossistemas hídricos e florestais e seus recursos negligencia a sua preservação, fato potencializado, sobretudo, pela incongruência entre as medidas sustentáveis e a justiça social, dado que a desigualdade também é presente nessa conjuntura. Nesse sentido, não apenas a reparação socioecômica, como também a difusão da educação ambiental são caminhos fundamentais para obstaculizar essa problemática.
Diante desse cenário, cabe pontuar como o combate ao desequilíbrio entre as condições de renda do corpo civil pode reduzir os danos à biosfera. Nessa lógica, o documentário ‘’Ilha das Flores’’ exibe a situação das pessoas inseridas em um contexto de pobreza e miséria, no qual a sobrevivência ocorre por meio do trabalho e da moradia insalubres nas áreas de deposição de resíduos sólidos, desconhecendo-se os riscos existentes nessas localidades. À vista disso, denota-se que o alheamento quanto às questões ambientais, principalmente entre a parcela populacional exposta na obra, é provocado pela ínfima importância dessas pautas frente a um cotidiano marcado pela falta de aparatos básicos – como comida e água –, porquanto a natureza assume um caráter meramente utilitário, sendo ocupada, manipulada e poluída sem a devida noção acerca das consequências críticas – por exemplo, a contaminação dos solos, das águas e do próprio ser humano – resultantes dessas ações. Posto isto, o estabelecimento de políticas de equanimidade, a partir do amparo estatal, garantiria a dignidade e o bem estar e, assim, as políticas de sustentabilidade seriam mais efetivas entre essa coletividade.
Ademais, vale ressaltar a importância da iniciativa ambientalista durante a formação estudantil como essencial para a consolidação da igualdade ambiental. Acerca disso, o conceito de ‘’Princípio da Responsabilidade’’, do sociólogo Hans Jonas, designa que a conduta de exploração deve ser refletida a longo e a curto prazo, limitando-a para fomentar a conservação do meio para as gerações atuais e as futuras. Sob esse viés, tal princípio não é amplamente praticado no panorama nacional, pois a sociedade exerce, na maioria das vezes, o uso improdutivo dos recursos, sendo a desigualdade um fator majoritário desse entrave, uma vez que o conhecimento a respeito dos fenômenos e dos mecanismos sustentáveis não são, respectivamente, difundidos e viáveis a todos os indivíduos em razão da exclusão da pobreza como um aspecto restritivo da informação necessária para alcança-lo. Logo, a instrução acerca do conjunto de desafios ambientais e das maneiras simples de auxiliar no seu impedimento, direcionada tanto aos alunos de baixa renda quanto aos seus responsáveis, viabilizaria o início de uma progressiva transformação de hábitos, a qual é indispensável para a superação dessa disparidade.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar essas adversidades. Destarte, o Ministério da Cidadania – órgão incumbido de atenuar os contrastes no âmbito social – deve elaborar um conjunto de programas de equiparação financeira e civil, por intermédio do oferecimento de uma renda mínima, de moradia segura e do incentivo à ocupação de cargos apropriados para a população em estado de precariedade, a fim de cessar o alicerce da desigualdade ambiental. Além disso, o Ministério da Educação, deve, mediante campanhas e palestras dinâmicas, investir no ensino das práticas de proteção ecológica, com o intuito de evitar o cenário narrado por Loyola.

Linhas: 6x9x9x6

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90902
Parabéns pela redação, @bylari!

Encontrei dois desvios: "bem estar" em vez de "bem-estar" e "alcança-lo" em vez de "alcançá-lo".

Observei também uma possível inadequação coesiva: "acerca disso" no início da segunda frase do D2. O repertório não possui uma conexão robusta com a ideia do tópico-frasal.

Quanto ao conteúdo, tenho algumas observações.

(1) Na introdução, senti falta de uma breve definição de "desigualdade ambiental": exposição diferenciada de grupos sociais a riscos ambientais. Eu não conhecia esse conceito, então tive que pesquisá-lo.
(2) No D2, o repertório não contribuiu, a meu ver, para a sustentação do núcleo argumentativo do parágrafo. Qual é a relação direta entre o princípio do sociólogo e a formação estudantil? Sem essa explicação, a referência fica deslocada.
(3) Ainda no D2, notei que este argumento não foi suficientemente desdobrado: "uma vez que o conhecimento a respeito dos fenômenos e dos mecanismos sustentáveis não são, respectivamente, difundidos e viáveis a todos os indivíduos em razão da exclusão da pobreza como um aspecto restritivo da informação necessária para alcançá-lo". O que te levou a concluir isso?
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Por bylari
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#90907
@Felipe082, Obrigadaaa pela correção :D Pior que eu senti que tinha lacunas argumentativas no meu texto, mas como o conceito de ''desigualdade ambiental'' foi novo para mim também, não consegui elaborar direitinho minhas ideias (mesmo fazendo o brainstorm antes de escrever). Talvez devesse ter usado um repertório mais conectado com educação no D2 né? ficaria melhor...

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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