É indiscutível que a questão legislativa e sua aplicação estejam entre os fatores que reduz a gravidade do problema. Nesse contexto, é importante enfatizar que os jovens não levam isso a sério na hora H, é válido analisar que a falta de conhecimento sobre o assunto o faz pensar que se tomar algumas precauções no dia seguinte conseguirá escapar das ISTs. A exemplo ao círculo de profissionais do sexo, que nem sempre utilizam preservativos nos atos sexuais.
Além disso, é cabível salientar que, segundo o sociólogo, Roberto Geraldo da Silva, presidente da Associação Esperança e Vida, organização que trata e abriga pacientes com AIDS; aponta que a saída para esse impasse é a educação acadêmica a partir do ensino fundamental, alertando os alunos sobre os males de doenças sexualmente transmissíveis. Dessa forma, tornando-os mais responsáveis e conhecedores sobre a importância de sexo com proteção.
Portanto, diante dos fatos citados, é necessário que o Ministério da Saúde em união ao Ministério da Educação promova campanhas sobre a conscientização as ISTs em instituições de redes públicas e privadas, para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Ainda cabe a mídia propor programas de televisão para discutir o caso, entrevistar pessoas com ISTs e por fim, aconselhar o uso da camisinha. Para que assim, eles possam se conscientizar e viver uma vida livre de riscos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.