Sob essa análise, é válido destacar, a carência de idosos no mercado de trabalho como um dos principais motivadores dessa problemática. Acerca disso, conforme os ideais do filósofo John Lucke, "cabia a arena pública garantir os direitos naturais a todos os cidadãos". Porém, a um hiato absurdo na representação do idoso na contemporaneidade. Nesse sentido, esse problema vem a ocorrer da seguinte forma, por serem indivíduos de meia-idade acabam não tendo o mesmo direito dos outros cidadãos, sendo substituídos por "pessoas mais jovens", o que confirma a negligência do Poder Público, que para Locke significa a quebra do "Contrato Social". Assim, enquanto a ausência do idoso no ambiente de trabalho permanecer vigente, difícil será a resolução dessa rigorosa questão.
Em paralelo, o intenso preconceito social vem a dificultar a superação desse atual cenário. Chimamanda Adichie defende que "a cultura não faz as pessoas, as pessoas fazem a cultura". Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre a desvalorização do idoso, visto que individualmente os membros das famílias tratam os idosos de forma desvalorizada e estereotipada, alimentando a desvalorização cultural desse grupo. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, através de entrevistas com especialistas no assunto, de modo a atualizar a mentalidade social sobre a ausência de cidadãos com mais de meia-idade no mercado de trabalho e o intenso preconceito social gerados por conta da desvalorização do idoso na atualidade. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir um público maior. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defende o plano estabelecido pela Organização das Nações Unidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.