Primordialmente, podemos acusar o etnocentrismo como um dos principais causadores da dificuldade em aceitar as diferenças. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a base de uma sociedade deve ser a justiça, contudo, é notável que a ideia de que um grupo social é superior a outro prevalece na sociedade e interfere na maneira de tratar aqueles diferentes, gerando situações de injusiça. Como consequência, há a
formação de bolhas sociais que se distanciam e preferem não interagir umas com as outras, dando espaço para o surgimento de preconceitos, estereótipos e marginalização.
Em segundo plano, a negligência do governo pode ser responsabilizada como agravante do problema em questão, pois pouco faz para impedir a discriminação com os fora do padrão. Nesse sentido, é possivel citar a frase do filósofo francês Joseph de Maistre: "Cada povo tem o governo que merece", ou seja, as ações e os ideais de um governo são o reflexo dos de seu povo. Assim, se o povo não é tolerante com as diferenças, vota em políticos que tampouco o são e não exercem corretamente seus cargos. Logo, o governo deixa de seguir o que está escrito na Constituição e não trata todos igualmente.
Portanto, é importante intervir sobre o problema. É dever do Governo Federal ensinar a população a necessidade de respeitar as diferenças sociais, por meio de palestras em meios públicos, a fim de quebrar estereótipos e preconceitos. Além disso, cabe aos governantes desprezar suas opiniões e agir conforme a Constituição Federal, respeitando as dissemelhanças presentes no povo, para assim criar uma sociedade tolerante.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.