Avatar do usuário
Por Isabela0272
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#90779
A Constituição Federal de 1988- conjunto supremo de leis que regem o país- determina, em seu artigo número 5, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. No entanto, é visível que, na sociedade atual, tal artigo é frequentemente desrespeitado, já que é constante a intolerância e a injustiça aos indivíduos diferentes dos padrões sociais. Nessa perspectiva, pode-se apontar como motivos da persistência desses preconceitos o etnocentrismo presente no corpo social e a indiferença do governo perante essa conjuntura.

Primordialmente, podemos acusar o etnocentrismo como um dos principais causadores da dificuldade em aceitar as diferenças. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a base de uma sociedade deve ser a justiça, contudo, é notável que a ideia de que um grupo social é superior a outro prevalece na sociedade e interfere na maneira de tratar aqueles diferentes, gerando situações de injusiça. Como consequência, há a
formação de bolhas sociais que se distanciam e preferem não interagir umas com as outras, dando espaço para o surgimento de preconceitos, estereótipos e marginalização.

Em segundo plano, a negligência do governo pode ser responsabilizada como agravante do problema em questão, pois pouco faz para impedir a discriminação com os fora do padrão. Nesse sentido, é possivel citar a frase do filósofo francês Joseph de Maistre: "Cada povo tem o governo que merece", ou seja, as ações e os ideais de um governo são o reflexo dos de seu povo. Assim, se o povo não é tolerante com as diferenças, vota em políticos que tampouco o são e não exercem corretamente seus cargos. Logo, o governo deixa de seguir o que está escrito na Constituição e não trata todos igualmente.

Portanto, é importante intervir sobre o problema. É dever do Governo Federal ensinar a população a necessidade de respeitar as diferenças sociais, por meio de palestras em meios públicos, a fim de quebrar estereótipos e preconceitos. Além disso, cabe aos governantes desprezar suas opiniões e agir conforme a Constituição Federal, respeitando as dissemelhanças presentes no povo, para assim criar uma sociedade tolerante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#0
Olá! Tudo bem, @Isabela0272 ?

Desvios que eu encontrei:

Mantenha todo o seu texto na 3° pessoa do singular, ou seja, não use a 1° pessoa do singular ou do plural.

"um grupo social é superior ao outro"
- correção 2° período do D1

"na maneira de tratar aqueles que são considerados diferentes"
- correção 2° período do D1

"com os indivíduos fora do padrão"
- até tal momento - 1° período do D2 -, você não tinha se referido a ninguém, logo, é melhor não omitir a palavra indivíduos, embora dê para entender.

Você avisou que ia citar a frase do Maistre,por isso, não ficou "bom" usar dois pontos. Sugestão: "Nesse sentido, é possível citar o filósofo Joseph de Maistre, o qual afirmou que 'cada povo tem o governo que merece'..."
ps: isso é uma sugestão, talvez seja algo um pouco pessoal

"vota em políticos que tampouco o são > acredito que o artigo "o" é desnecessário
- 3° período do D2.

"para,assim, criar uma sociedade tolerante"

- último período da conclusão.

Sou só uma estudante, qualquer coisa que não concordar, diga-me.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
3
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#90842
Olá! Tudo bem, @Isabela0272 ?

Desvios que eu encontrei:

Mantenha todo o seu texto na 3° pessoa do singular, ou seja, não use a 1° pessoa do singular ou do plural.

"um grupo social é superior ao outro"
- correção 2° período do D1

"na maneira de tratar aqueles que são considerados diferentes"
- correção 2° período do D1

"com os indivíduos fora do padrão"
- até tal momento - 1° período do D2 -, você não tinha se referido a ninguém, logo, é melhor não omitir a palavra indivíduos, embora dê para entender.

Você avisou que ia citar a frase do Maistre,por isso, não ficou "bom" usar dois pontos. Sugestão: "Nesse sentido, é possível citar o filósofo Joseph de Maistre, o qual afirmou que 'cada povo tem o governo que merece'..."
ps: isso é uma sugestão, talvez seja algo um pouco pessoal

"vota em políticos que tampouco o são > acredito que o artigo "o" é desnecessário
- 3° período do D2.

"para,assim, criar uma sociedade tolerante"

- último período da conclusão.

Sou só uma estudante, qualquer coisa que não concordar, diga-me.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
3
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#90843
"os ideais e as ações de um governo são reflexos dos do seu povo.

Quanto a C3, algumas partes dos desenvolvimentos poderiam ter sido um pouco mais "trabalhadas". Já na C5, faltou o detalhamento para primeira proposta ficar completinha.

Strong hug!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
3
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Desafios de se conviver com as diferenças
por Anny11    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por Anny11
0 Respostas 
68 Exibições
por ArqBecca
0 Respostas 
111 Exibições
por STELA1234
0 Respostas 
262 Exibições
por allly
0 Respostas 
196 Exibições
por jsouza
0 Respostas 
147 Exibições
por Ange9757
Desafio de se conviver com a diferença
por Ange9757    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por Ange9757
O desafio de se conviver com a diferença
por Ange9757    - In: Outros temas
0 Respostas 
134 Exibições
por Ange9757
0 Respostas 
127 Exibições
por krystall
O desafio de se conviver em sociedade
por Anadantas20    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por Anadantas20
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM