Sob essa ótica, é imprescindível reconhecer a inoperância como um dos catalisadores desse óbice. Isso porque, em razão da escassez de políticas públicas que tencionem a criação de campanhas publicitárias, através da mídia, para instrução de cidadãos leigos, a invisibilidade de situações perante o corpo social dá margem à perseverança e à banalização desse cenário antagônico. Desse modo, a população incapaz de buscar soluções por si mesma, sejam crianças ou portadores de deficiência, seja o grupo de idosos, acometido pelo não cumprimento de serviços e direitos básicos, os quais possuem comodidades, permanece debilitada. Zigmunt Bauman, nesse viés, respalda a potencialidade das instituições em manter sua força a todo custo e, por fim, logo enfraquecem e perdem sua função social. Ficar claro, pois, a urgência de postura do poder público no tocante ao monitoramento da disparidade mencionada.
Nota-se, ademais, que outra causa latente decorre do silenciamento de camadas da sociedade, omissas com a problemática. Seguindo essa concepção, assim como é defendido na célebre obra "A Sociedade do Cansaço", de Byug-chul Han, a contemporaneidade é marcada por uma demasiada busca pelo alto desempenho, ao passo que fomentam tal individualismo em detrimento do altruísmo, ou seja, à medida que o povo tende a ignorar problemas que não os atinge diretamente e a agir em favor de seu próprio benefício, assim, no momento que os convém, a parcela substancial atingida pelo entrave começa a ser inviabilizada, decorrência da miopia societária que, por consequência, banaliza o assunto, sendo reproduzido e perpetuado.
Dessarte, em virtude dos episódios degradantes apresentados, faz-se crucial a ação do Ministério da Educação — por meio de mudanças na Grade Comum Curricular de escolas — elaborar uma matéria específica ao ensino fundamental e médio, a qual dará enfoque a discussões com pais de alunos e estes acerca do abandono de indivíduos sob seus cuidados, bem como campanhas extensivas em centros culturais e de saúde, com cartazes e documentários relatando casos anteriores e pertinentes, com o fito de mobilizar progenitores a estarem mais presentes na vida dos estudantes, além da classe trabalhadora, de forma universal, exigir espaços de lazer no âmbito laboral de suas empresas a fim de manter crianças e que toda comunidade desenvolva senso de responsabilidade para com os indivíduos vulneráveis. Mediante a esse modelo, denúncias poderão acontecer de maneira assídua e, como efeito, o artigo 133 será efetivado em sua plenitude.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.