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Por Matadora
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No contexto social atual, pode ser percebido a necessidade do desenvolvimento sustentável nas cidades. Apesar de necessário, esse desenvolvimento enfrenta alguns desafios para ser alcançado, como a ineficiência estatal e as ações sociais frente ao meio ambiente. Urge, então, uma análise dessa adversidade.
A princípio, a ineficiência estatal é um dos fatores que perpetua essa problemática. De acordo com Maquiavel, ' O papel do Estado é cuidar do bem comum do corpo social'. O pensamento do filósofo está relacionado ao contexto do desenvolvimento sustentável, na qual o Estado faz insuficientes investimentos para esse setor, contribuindo para a estagnação do crescimento econômico. Portanto, é necessário mudar essa realidade.
Outrossim, é válido ressaltar a sociedade como estagnadora do desenvolvimento sustentável. Segundo Imanuel Kant, 'O homem deve agir de modo que essa prática seja universal'. Isso pode se percebe na sociedade atual que vai contra esse pensamento, a qual apresenta ações negativas que inviabilizam a sustentabilidade das cidades, por exemplo o desperdício de comida e não reciclagem de materiais, colaborando para o esgotamento do meio ambiente. Por isso, é necessário mudar esses hábitos sociais, pois o desenvolvimento sustentável depende também do corpo social.
Em suma, medidas são necessárias para promover o desenvolvimento sustentável das cidades. Logo, é dever do Estado- como garantidor do bem desenvolvimento- ampliar os investimentos para o desenvolvimento sustentável, por meio do direcionamento de verbas, com o objetivo de promover a sustentabilidade e o crescimento. Ademais, a sociedade deve debater acerca de seus hábitos para com o meio ambiente, com intuito de haver uma mudança de atitudes não sustentáveis e garantir, assim, a criação de uma sociedade mais ecológica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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