A princípio, efeitos negativos podem ser percebidos devido a não importância da literatura. Nesse sentido, Stuart Hall defende que fatores históricos influenciam nossos atuais pensamentos, de forma que, a opressão literária e seu baixo acesso, por serem embates históricos, ainda nos causam consequências. Além disso, conceito de banalização do Mal defendido por Hannah arendt, mas que ocorre de forma contrária neste cenário, é percebido com frequência a banalização do bem ocorrida pelos brasileiros ao se negarem a galera e acharem que isso não vai os influenciar.
Ademais, ressalta-se a importância da literatura de qualidade. Assim, concorda-se que ler possibilita uma melhor formação cidadã, haja visto que promove aumento do repertório e comunicação. Bem como, é uma forma saudável de se entreter e adquirir conhecimentos culturais enquanto fortalece o raciocínio lógico.
Tendo em vista as consequências e importâncias da literatura na contemporaneidade, é fato que medidas paliativas devem ser tomadas. Faz-se necessário que o Ministério da Educação em sinergia com o Ministério da Cultura e Cidadania, por meio de financiamentos estatais, promovam um projeto de melhoria em bibliotecas e construção de novas, permitindo incentivo a esses meios, e fazendo a baixa procura por livros e Sara
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.