-----Em primeiro lugar, é necessário salientar que a segregação promovida pela desurbanidade desses projetos é uma forma de “varrer” os problemas reais “para debaixo do tapete”. O afastamento dos “sem-teto” é uma estratégia para invisibilizar a real situação, bem como ocorre no processo de gentrificação, que passa pela especulação imobiliária e marginaliza a classe menos favorecidas. Ou seja, deixa as carências longe do alcance dos olhos da classe dominante, que tem a falsa sensação de que não há pendências severas.
-----Outrossim é o fato de que as construções em questão são expressamente contra a constituição por privar o indivíduo de desfrutar o espaço coletivo. O direito de ir e vir, previsto na Carta Magna brasileira, é um dos direitos fundamentais para a dignidade da pessoa humana e está alicerçado no princípio da liberdade. É possível então compreender que todo cidadão tem o direito de ocupar os lugares comuns à sociedade sem grandes desafios; isto significa que: os obstáculos empregados nessas obras são duplamente inconstitucionais ao promover a segregação e corromper o direito de ocupação de vias coletivas.
-----Dessa forma, demonstradas as violações, é de urgência que o Poder Executivo – amparado pelo Legislativo – redirecione o dinheiro, que hoje patrocina a hostilidade na arquitetura, para políticas públicas e ONGs voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua através de licitações e chamamentos públicos com a finalidade de garantir a dignidade dos brasileiros consonante à constituição. Só assim, os cidadãos poderão usufruir do que lhes pertence.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.