A aprendizagem é, muitas vezes, entendida erroneamente como um processo passivo, no qual o professor é o único detentor do saber. Com um viés crítico a essa visão pedagógica, o artista Paweł Kuczyński retrata, em uma de suas obras, uma sala de aula em que várias crianças escutam apaticamente o que o docente lê, enquanto apenas uma estuda de maneira autônoma. No sistema educacional brasileiro, assim como na ilustração, poucos estudantes sentem-se encorajados a desenvolver reflexões próprias, haja vista que o ensino também se baseia na memorização acrítica do que é lecionado. A didática inadequada origina, portanto, a gaiola mencionada por Rubem Alves.
Ademais, é indubitável que, com frequência, a disciplina – definida como a obediência às regras – extrapola a sua função de regular a convivência e passa a ser utilizada com uma finalidade nociva: reprimir a individualidade. Nesse sentido, a composição “Admirável chip novo”, da cantora Pitty, descreve uma comunidade em que as pessoas são induzidas pelas instituições sociais a reproduzir certos comportamentos sem questioná-los. De modo semelhante, o sistema educacional do Brasil, por ter sido inspirado no que a Prússia adotou no século XVII, impõe um padrão de conduta que remete ao trabalho fabril – a repetição de tarefas, a disposição linear das carteiras e a divisão rígida dos turnos são exemplos disso. Logo, fica evidente o uso da disciplina para habituar o pássaro à gaiola, isto é, o estudante à falta de autonomia intelectual.
Diante desses aspectos, percebe-se que ainda há inegáveis desafios que impedem que a arte – do desenho de Paweł à canção de Pitty – deixe de ser um triste retrato da educação do Brasil. Para reverter essa situação, o Ministério da Educação, órgão responsável pela gestão do sistema de ensino do país, deve, por meio de verbas cedidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), planejar e implementar uma reforma estrutural que remodele não somente os métodos de ensino, mas também as regras de conduta. No âmbito pedagógico, serão aplicadas dinâmicas interativas, como a rotação por estações de aprendizagem; no disciplinar, serão realizadas assembleias para que professores e alunos discutam, em conjunto, a pertinência das normas propostas. Com essas medidas, as escolas encorajarão a reflexão autônoma, de modo que os estudantes tornar-se-ão pássaros livres, conforme idealizou Rubem Alves.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 191
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 186
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.