Convém ressaltar que, devido à evolução científica, o envelhecimento da população tornou-se uma tendência mundial. Entretanto, as consequências desse fenômeno podem recair sobre a administração pública. Segundo a pesquisa “Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade”, realizada em 2020, conjuntamente, pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo, cerca de 70% dos idosos recebem menos de 2 mil reais por mês, e 2 a cada 10 possuem dificuldades financeiras por conta de poder aquisitivo baixo. Assim, muitos necessitam trabalhar até os 80 anos ou mais para sustentar suas famílias. Sob essa ótica, o aumento da expectativa de vida eleva também o índice de aposentadoria. Em contrapartida, a população jovem de 15 a 29 anos deve apresentar queda significativa nas próximas décadas (Fundação Getúlio Vargas, 2021), acarretando desordem na classe trabalhadora e desequilíbrio nas despesas públicas, dificultando a estabilidade do sistema previdenciário e agravando os desafios da população idosa no Brasil.
Ademais, esse grupo apresenta, naturalmente, mais fragilidade e maior propensão a doenças crônicas, aumentando a demanda por atenção à saúde. Nesse sentido, o artigo 15 do Estatuto do Idoso, promulgado em 1° de outubro de 2003, assegura, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, a atenção integral ao idoso, especialmente às doenças que afetam preferencialmente essa classe. Contudo, por vezes, essas leis são negligenciadas pela autoridade administrativa, e essas pessoas enfrentam dificuldades no atendimento do SUS, além da ausência de projetos de prevenção contra doenças crônicas que as atingem com mais facilidade.
Portanto, é imprescindível que o Ministério da Saúde – responsável por dispor de condições para garantir o bem-estar da população – deve promover políticas de prevenção e de saúde pública no país, por meio de propagandas e debates governamentais, incentivando a prática de atividades físicas e a importância de uma boa alimentação. Paralelamente, o Poder Executivo – responsável por administrar o Estado – deve formular reformas para o equilíbrio das contas da previdência social, adequando-se à realidade de envelhecimento populacional e garantindo a esse público condições justas e adequadas de ingresso, reingresso e/ou permanência no mercado de trabalho. Assim, a população idosa brasileira poderá contar com melhor qualidade de vida e a mitigação de seus desafios será uma realidade nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.