Dessa forma, em primeira análise, a influência da família é um desafio presente no problema. Para a escritora Simone de Beauvoir, "cada um de nós é responsável por tudo e por todos ". Nessa lógica, vê-se que os pais têm grande responsabilidade com seus filhos e quando influenciam os mesmos a comprar tudo que aparece nas publicidades acabam fazendo com que eles cresçam sem entender a necessidade e a importância de cada produto adquirido, visto que eles sempre ganham tudo que querem. Assim, é preciso que as famílias ensinem seus filhos a comprarem de forma consciente e somente quando houver necessidade.
Em paralelo, a desigualdade social é um entrave no que tange à problemática. De acordo com o artigo 5° da Constituição de 1988, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza ". Entretanto, nem todas as crianças, apesar de serem todas iguais, podem possuir os produtos das publicidades infantis no Brasil, uma vez que muitas famílias não têm condições para tanto. Destarte, a diminuição dos anúncios publicitários para o público infantil é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, a mídia de massa, como a televisão por exemplo, deve diminuir a apresentação das publicidades, de modo a evitar repetições excessivas, a fim de que as crianças não as vejam a todo momento . Tal ação pode, ainda, evitar o uso de músicas infantis e desenhos animados . Paralelamente, deve-se tomar providências sobre a influência familiar diante das compras exageradas para amenizar o quadro atual. Somente assim a mídia "controlará a massa " de forma saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.