Pierre Bourdieu, sociólogo francês, defendia que um mecanismo democrático não deve se tornar em uma ferramenta opressora. Entretanto, os canais de imprensa vão de encontro à sua responsabilidade enfatizada pelo estudioso, uma vez que esses, mesmo com seu alto poder de influência e de transformação, não reivindicam, de maneira suficiente, a necessidade de se combater a estigmatização dos homossexuais, haja vista que, para eles, esse ativismo não é lucrativo, já que não gera controvérsias, patrocínios e, logo, rendimento. Esse ínfimo debate, consequentemente, contribui para que a população se torne, cada vez mais, ignorante, o que, ao mesmo tempo, auxilia na perpetuação de atos discriminatórios, como agressões físicas e verbais, contra os homossexuais, perturbando a vida acadêmica, trabalhista e sociável desse público. Destarte, enquanto não houver, por parte da mídia, uma militância que vise à defesa dos gays, difícil será observar, no Brasil, um cenário em que esses indivíduos serão, plenamente, respeitados.
Tem-se, subsequentemente, outro pilar que sustenta a problemática: a displicência escolar. Esse fenômeno ocorre, porque, por vezes, os colégios focam, exacerbadamente, em formar os discentes para a ocupação profissional e, em razão disso, aqueles esquecem a instrução desses quanto à importância de bases essenciais para a consolidação de uma sociedade harmônica, tais como o desenvolvimento do respeito e da empatia para com indivíduos que são estigmatizados pela sociedade, como os gays. Por causa disso, esses estudantes são disciplinados com um teor preconceituoso, o que contribui para a expansão de estigmas, de incompreensões e de repúdios associados às pessoas homossexuais, o que causa dano à comodidade desse público. Diante disso, um conceito que consegue fundamentar essa alegação é a “McDonaldização da Escola” - desenvolvida pelo pensador Michael Apple -, a qual afirma que a escola é análoga à indústria, posto que secundariza o senso crítico e, a partir disso, foca, apenas, em doutrinar o estudante para o mercado de trabalho. É irrefutável, por fim, que as instituições de ensino são, sim, omissas frente à questão.
Diante desses aspectos, é fundamental que haja uma intervenção. Com a finalidade de combater a estigmatização dos homossexuais, gestores das principais redes sociais do mundo - como Mark Zuckerberg (CEO do Whatsapp, do Facebook e do Instagram) e Susan Wojcicki (CEO do Youtube) - têm de disseminar informações sobre a importância de se respeitar o público gay. Isso deve ser, aliado ao apoio instrutivo das escolas, feito por intermédio dos próprios recursos financeiros das empresas, e contará, também, com a “hashtag” “#AdeusHomofobia”, a qual irá auxiliar na difusão dos esclarecimentos observados nas publicidades. Com essas medidas, espera-se que, diferentemente do enredo visto em “Sex Education”, o Brasil se torne um país mais afável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.