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Por Johngo
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#90382
A constituição federal de 1988, em seu artigo 6°, garante a todo Brasileiro o direito social a educação, contanto não é isso que se vê na realidade, onde a desigualdade social faz com que esse direito seja acessível somente a alguns indivíduos. A pandemia fez com que a novas formas de se educar fossem necessárias e todos os entes federativos devem trabalhar para que esse avanço tecnológico possa ser acessível a todos os cidadãos.
Uma pesquisa divulgada em 2021 pelo Unicef mostra que o número de crianças e adolescentes sem acesso a educação no Brasil saltou de 1 milhão em 2019 para 5 milhões em 2020, onde 41% tem entre 6 e 10 anos, nossos jovens estão tendo seu desenvolvimento interrompido devido à falta de estrutura e omissão do poder público, afetando assim diretamente o futuro do país, pois eles são o futuro.
Segundo Paulo Freire, a educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana. A rotina dos professores acaba mudando bastante, a didática de uma aula virtual acaba sendo mais puxada do que uma aula presencial, a carga horária acaba superando as horas que estão na carteira de trabalho e os professores ficam sobrecarregados, de modo que muitos estão apresentando quadros iniciais de depressão ou síndrome de burnout.
Por conseguinte, tanto os alunos quanto os professores devem receber mais atenção a essa nova etapa da educação em todo o globo, por isso a ação conjunta de todos os entes federativos do Brasil é mais do que necessária, o município irá mapear onde os alunos moram e distribuir tablets com acesso à internet para grupos de alunos que moram próximos, assim, ficaria algo em torno de um aparelho para grupos de 3 a 6 alunos, com o estado mantendo o bom funcionamento do dispositivo em vários pontos de apoio em locais acessíveis na cidade, enquanto a união custeia e fiscaliza tudo, dando suporte remoto aos professores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Jeffmelo99
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#90406
Erro/Desvio/Confuso
Correção/Sugestão
Incoesão/Repetição
Dispensável
Comentário

A constituição federal de 1988, em seu artigo 6°, garante a todo Brasileiro o direito social a à educação, contanto contudo, não é isso que se vê na realidade, onde em que ("onde" é usado pra se referir SOMENTE a lugar ou espaço)a desigualdade social faz com que esse direito seja acessível somente a alguns indivíduos. A pandemia fez com que a trouxe novas formas de se educar fossem necessárias e todos os entes federativos todas as entidades federativasdevem trabalhar para que esse avanço tecnológico possa ser acessível a todos os cidadãos.

Sua introdução não apresenta projeto de texto e nem problema a ser tratado. Não há tese. Não é perceptível a indignação esperada em relação ao tema. Você precisa utilizar palavras e/ou expressões que deem a entender que você compreendeu a problemática do tema. Exemplos: infelizmente; o problema é que; faz-se necessário uma discussão sobre, é imprescindível que; etc. Deixe bem claro o problema a ser tratado no texto.

Uma pesquisa divulgada em 2021 pelo pela Unicef mostra que o número de crianças e adolescentes sem acesso a à educação no Brasil saltou de 1 milhão, em 2019, para 5 milhões, em 2020, onde em que41% tem entre 6 e 10 anos, nossos . Desse dado, é possível afirmar que os jovens estão tendo têm tidoseu desenvolvimento interrompido devido à falta de estrutura e omissão do poder público, afetando, assim diretamente, o futuro do país, pois eles o termo "eles" pode retomar "jovens" ou "poder público e falta de estrutura, gerando dúvida sobre o que você retomar. Não deixa ambiguidades no seu textosão o futuro.

Nesse parágrafo, você apresentou o problema muito bem na parte que diz "afetando diretamente". Te sugiro a usar esse como introdução e projetar o teu texto a partir disso

Segundo Paulo Freire (?) especifique quem é Paulo Freire, ele é escritor? Pensador? Estudioso? , a educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação da realidade pela ação humana. (falta um conectivo aqui) A rotina dos professores acaba mudando bastante, a didática de uma aula virtual acaba sendo mais puxada do que uma aula presencial, a carga horária acaba superando as horas que estão na carteira de trabalho e os professores ficam sobrecarregados, de modo que muitos estão apresentando quadros iniciais de depressão ou síndrome de burnout

Você usou, aqui, períodos muito longos. Separe melhor as ideias, use maus pontos contínuos.
Sua citação a Paulo Freire se tornou improdutivo, vazia, devido à falta de conectivos. Você apenas "soltou" a informação no iniciou do parágrafo e não conectou ao que você queria dizer com isso.


Por conseguinte, tanto os alunos quanto os professores devem receber mais atenção a essa nova etapa prestar mais atenção a essa nova etapa OU receber mais instruções/orientações sobre essa nova estapada educação em todo o globo (Mas o tema da redação pede pra você falar da educação somente no Brasil. Não tangencie o tema!!!), por isso a ação conjunta de todos os entes federativos do Brasil (entes não, entidades.
Mas quais são elas? Especifique)
é mais do que necessária, o município (qual município?)irá mapear onde os alunos moram e distribuir tablets "tablets" (é preferível destacar com aspas toda e qualquer palavra estrangeira do seu texto)com acesso à internet para grupos de alunos que moram próximos, assim, ficaria algo em torno de um aparelho para grupos de 3 a 6 alunos para cada grupo de 3 a 6 alunos, haveria um "tlabet" à disposição não demonstre coloquialidade ou característica da língua oral no seu texto dissertativo-argumentativo, com o estado Estadomantendo o bom funcionamento do dispositivo em vários pontos de apoio em locais acessíveis na cidade, enquanto a união União custeia e fiscaliza tudo, dando suporte remoto aos professores.

Proposta de intervenção inviável, agentes e meios mal especificados, detalhamento vago. Há muito o que melhorar na conclusão :!:

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Te sugiro assistir a vídeo-aulas no YouTube e praticar mais a escrita da redação. Exercitando, você melhora. ;) Bom Avanço!
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Por Jeffmelo99
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#90426
Felipe082 escreveu:@Jeffmelo99, seus comentários são pertinentes, mas a nota que você atribuiu é excessivamente baixa.

Recomendo a leitura do Manual de Correção do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

C1 - 160
C2 - 160
C3 - 120
C4 - 120
C5 - 120

Total - 680
Analisei melhor o material e, realmente, fui injusto. Atualizei minha pontuação atribuída:

C1 120
C2 160
C3 120
C4 120
C5 120

Total 640

Bem melhor agora. @Johngo , espero ter ajudado de maneira mais justa sensata dessa vez😅. Seu texto precisa de poucos reparos, nada muito distante da nota mil ;) Continue praticando e postando pra gente crescer e aprender juntos, ok? 8-)
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