Em um Top 10 de países que mais usam redes sociais, divulgado pela plataforma Cupon Válido, o Brasil ocupa o terceiro lugar na classificação. O "software" também exibiu que brasileiros entre 16 e 24 anos são os usuários mais fieis. Desse dado, infere-se que os jovens são o grupo que mais investe tempo no consumo de conteúdo virtual. A preocupação, nesse caso, está no questionamento sobre o que é produzido, de que maneira é repassado e o quanto esse material é positivamente relevante para a formação moral, social e intelectual de seus respectivos consumidores.
Na mesma linha, o filósofo e sociólogo Karl Marx trata sobre "consumismo e alienação". Genericamente, os conceitos citados consistem em uma crescente necessidade irreal e inconsciente de se obter cada vez mais daquilo que se é propagado em larga escala. Tal condição afeta diretamente o indivíduo em sua capacidade cognitiva e condicionamento comportamental; uma vez que, suas ideias e conexões mentais estarão fortemente atreladas ao que ele absorve daquilo que lhe é apresentado pelos influenciadores digitais na "internet".
Tendo percebido a problemática previamente exposta, é importante considerar algumas medidas a serem tomadas. Exemplificando, para a conscientização dos criadores de conteúdo virtual, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, deve lançar campanhas institucionais, apresentando os benefícios do pensamento livre e crítico quando exercido a favor de uma tomada de decisão social importante, como o voto. Outrossim, o Conselho de Comunicação Social (CCS), junto ao Ministério das Comunicações, pode exigir e fiscalizar a moderação de materiais produzidos e publicados por influenciadores digitais, a fim de amenizar os impactos sociais na comunidade jovem, por intermédio de filtros de assuntos e classificação indicativa, visando contribuir para uma melhor formação do jovem no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.