A população infantil que é encontrada à margem da sociedade tem como principal causa a pobreza familiar. Então, a baixa quantidade ou a inexistência de um salário é um dos principais motivos para o desamparo de crianças e isso causa a exclusão desses indivíduos na sociedade. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre a falta de verba familiar, o abandono e a marginalização infantil, visto que a família ao largar seu filho o deixará sem a possibilidade de ingressar em uma instituição de ensino que trará como consequência o aumento de crimes nas cidades.
Além disso, a pobreza também é uma das principais causas para a falta de operários especializados. Ademais, de acordo com Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria **(**CNI), "O dado da falta de mão de obra chama muito a atenção com esse nível de desemprego e com uma indústria patinando que não encontra um caminho de crescimento" é notável que existe escassez de trabalhadores e isso pode ser atribuído pela baixa adesão escolar que tem como causas as mesmas da marginalização.
Destarte, de acordo com os fatos supracitados, é perceptível que a pobreza tem uma grande relação ao abandono infantil e isso gera grandes consequências à sociedade e ao mercado de trabalho. Por conseguinte, o Poder Legislativo pode criar auxílios para famílias em extrema carência com o intuito de ajudar a manter esse grupo de pessoas nas escolas, a fim de diminuir a taxa do abandono de crianças, uma vez que uma renda será distribuída para amenizar a maior causa desse problema. Desse modo, gerando uma possível solução para ocasionar o aumento de trabalhadores qualificados, mas também na diminuição da marginalização das crianças.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.