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Por Vitor66
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#90341
A obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, conta a história da família de Fabiano que vive em uma pobreza extrema e esse é um motivo para que a personagem pense em abandonar seu filho. Desse modo, a relação entre a carência de dinheiro e o desamparo de crianças é perceptível, visto que é a maior causa deste problema, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Portanto, faz-se necessário a discussão das consequências sociais, sendo elas: a marginalização infantil e a diminuição de mão de obra especializada.
A população infantil que é encontrada à margem da sociedade tem como principal causa a pobreza familiar. Então, a baixa quantidade ou a inexistência de um salário é um dos principais motivos para o desamparo de crianças e isso causa a exclusão desses indivíduos na sociedade. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre a falta de verba familiar, o abandono e a marginalização infantil, visto que a família ao largar seu filho o deixará sem a possibilidade de ingressar em uma instituição de ensino que trará como consequência o aumento de crimes nas cidades.
Além disso, a pobreza também é uma das principais causas para a falta de operários especializados. Ademais, de acordo com Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria **(**CNI), "O dado da falta de mão de obra chama muito a atenção com esse nível de desemprego e com uma indústria patinando que não encontra um caminho de crescimento" é notável que existe escassez de trabalhadores e isso pode ser atribuído pela baixa adesão escolar que tem como causas as mesmas da marginalização.
Destarte, de acordo com os fatos supracitados, é perceptível que a pobreza tem uma grande relação ao abandono infantil e isso gera grandes consequências à sociedade e ao mercado de trabalho. Por conseguinte, o Poder Legislativo pode criar auxílios para famílias em extrema carência com o intuito de ajudar a manter esse grupo de pessoas nas escolas, a fim de diminuir a taxa do abandono de crianças, uma vez que uma renda será distribuída para amenizar a maior causa desse problema. Desse modo, gerando uma possível solução para ocasionar o aumento de trabalhadores qualificados, mas também na diminuição da marginalização das crianças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Katsmoking
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#0
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO ABANDONO DE CRIANÇAS

Introdução: Na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, contra a história da família de Fabiano que vive em uma pobreza extrema e esse é um motivo(talvez devesse dar mais ênfase nessa parte, fale que esse é o principal motivo para Fabiano ter feito o que fez e não somente mais um dos motivos) para que a personagem pense(mesma coisa de antes, só pensar não é interessante para o texto, diga se ele abandonou ou se não abandonou pelo menos que ele não deu atenção para o filho) em abandonar seu filho. Desse modo, a relação entre a pobreza e o desamparo de crianças é perceptível, visto que é a maior causa deste problema, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Portanto, faz-se necessário a discussão das consequências sociais, sendo elas: a marginalização das crianças e a diminuição de mão de obra especializada.
- Parabéns, dividiu bem em proposição, argumentação e conclusão, uma dica é que tente estender a argumentação mais que a proposição!
- Tome cuidado para não fragilizar seu ponto de vista, mesmo sendo o modelo concurso tente ser assertivo quanto as afirmações que faz.


Desenvolvimento 1: A população infantil que é encontrada à margem da sociedade tem como principal causa a pobreza familiar. Então, a baixa quantidade ou a inexistência de um salário(salário por si só não expressa bem oque você quis dizer) é um dos principais motivos para o desamparo de crianças e isso causa a exclusão desses indivíduos na sociedade. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre a falta de verba familiar, o abandono e a marginalização infantil, visto que a família ao largar seu filho o deixará sem a possibilidade de ingressar em uma instituição de ensino que trará como consequência o aumento de crimes nas cidades.
- Faltou alguma referência para reforçar sua visão, recomendo Capitães de Areia do Jorge Amado, seria perfeito.
- É uma linha de raciocínio que todos conseguem traçar porém precisa ser mais aprofundada, por exemplo, queria saber mais sobre os passos da criança após não conseguir entrar na escola, como isso leva ela ao mundo do crime?
-


Desenvolvimento 2: Além disso, a pobreza também é uma das principais causas para a falta de operários especializados. Ademais, de acordo com Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), "O dado da falta de mão de obra chama muito a atenção com esse nível de desemprego e com uma indústria patinando que não encontra um caminho de crescimento" é notável que existe escassez de trabalhadores e isso pode ser atribuído pela baixa adesão escolar, que tem os mesmos motivos da marginalização(não precisava relacionar a marginalização nessa parte): o abandono das crianças e a pobreza.
- Não copie citações, existe um consenso entre concursos sobre isso e basicamente se torna proibido copiar citações que passem de 7 palavras, na dúvida extraia oque a frase representa e a escreva de outra forma.
- Em todo o texto você fica repetindo ABANDONO e POBREZA, o tema é sobre abandono e não pobreza diretamente então tome cuidado para não causar confusão, é importante citar a pobreza mas não nessa dualidade com o abandono e sim como um agravante da situação.


Conclusão: Destarte, de acordo com os fatos supracitados, é perceptível que a pobreza tem uma grande relação com o abandono infantil e isso gera grandes consequências à sociedade e ao mercado de trabalho. Por conseguinte, o Poder Legislativo(AGENTE) pode(não use nada que expresse possibilidade e sim um dever, o poder legislativo DEVE) criar leis que visam auxiliar famílias em extrema carência dando verbas para manter as crianças nas escolas(AÇÃO), a fim de diminuir a taxa do abandono desse grupo(EFEITO), uma vez que uma renda será distribuída para amenizar a maior causa desse problema. Desse modo, gerando uma possível solução para ocasionar o aumento de trabalhadores qualificados, mas também na diminuição da marginalização das crianças.
- Não sei se o concurso que vai prestar exige proposta de intervenção porém tome cuidado, a maioria deles não exige!!
- Faltou MODO e DETALHAMENTO.


REVISÃO GERAL: Parabéns pelo texto!! Corrigi levando em conta as competências do ENEM. Algumas coisas que anotei:
- Alguns erros na C1 (vírgulas, erros de digitação, crase)
- Você utilizou algumas vezes conectivos repetidos ou que não exercem a função ideal. - C4
- Você separa bem o formato da redação mas não se aprofunda, causando fragilidade no ponto de vista. - C3
- Não fugiu do tema porém ficou confuso pela questão da pobreza. - C2
-

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
2
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Por Vitor66
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#90345
Eu percebi que estava com alguns erros (e provavelmente ainda tem muitos) e decisi arrumar os que eu percebi.

Na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, contra a história da família de Fabiano que vive em uma pobreza extrema e esse é um motivo para que a personagem pense em abandonar seu filho. Desse modo, a relação entre a pobreza e o desamparo de crianças é perceptível, visto que é a maior causa deste problema, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Portanto, faz-se necessário a discussão das consequências sociais, sendo elas: a marginalização das crianças e a diminuição de mão de obra especializada.
A população infantil que é encontrada à margem da sociedade tem como principal causa a pobreza familiar. Então, a baixa quantidade ou a inexistência de um salário é um dos principais motivos para o desamparo de crianças e isso causa a exclusão desses indivíduos na sociedade. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre a falta de verba familiar, o abandono e a marginalização infantil, visto que a família ao largar seu filho o deixará sem a possibilidade de ingressar em uma instituição de ensino que trará como consequência o aumento de crimes nas cidades.
Além disso, a pobreza também é uma das principais causas para a falta de operários especializados. Ademais, de acordo com Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), "O dado da falta de mão de obra chama muito a atenção com esse nível de desemprego e com uma indústria patinando que não encontra um caminho de crescimento" é notável que existe escassez de trabalhadores e isso pode ser atribuído pela baixa adesão escolar, que tem os mesmos motivos da marginalização: o abandono das crianças e a pobreza.
Destarte, de acordo com os fatos supracitados, é perceptível que a pobreza tem uma grande relação com o abandono infantil e isso gera grandes consequências à sociedade e ao mercado de trabalho. Por conseguinte, o Poder Legislativo pode criar leis que visam auxiliar famílias em extrema carência dando verbas para manter as crianças nas escolas, a fim de diminuir a taxa do abandono desse grupo, uma vez que uma renda será distribuída para amenizar a maior causa desse problema. Desse modo, gerando uma possível solução para ocasionar o aumento de trabalhadores qualificados, mas também na diminuição da marginalização das crianças.
0
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Por Katsmoking
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#90355
Bom dia! Aqui vai a minha análise completa:
ERRO
OBSERVAÇÃO
COMENTÁRIO

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO ABANDONO DE CRIANÇAS

Introdução: Na obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, contra a história da família de Fabiano que vive em uma pobreza extrema e esse é um motivo(talvez devesse dar mais ênfase nessa parte, fale que esse é o principal motivo para Fabiano ter feito o que fez e não somente mais um dos motivos) para que a personagem pense(mesma coisa de antes, só pensar não é interessante para o texto, diga se ele abandonou ou se não abandonou pelo menos que ele não deu atenção para o filho) em abandonar seu filho. Desse modo, a relação entre a pobreza e o desamparo de crianças é perceptível, visto que é a maior causa deste problema, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Portanto, faz-se necessário a discussão das consequências sociais, sendo elas: a marginalização das crianças e a diminuição de mão de obra especializada.
- Parabéns, dividiu bem em proposição, argumentação e conclusão, uma dica é que tente estender a argumentação mais que a proposição!
- Tome cuidado para não fragilizar seu ponto de vista, mesmo sendo o modelo concurso tente ser assertivo quanto as afirmações que faz.


Desenvolvimento 1: A população infantil que é encontrada à margem da sociedade tem como principal causa a pobreza familiar. Então, a baixa quantidade ou a inexistência de um salário(salário por si só não expressa bem oque você quis dizer) é um dos principais motivos para o desamparo de crianças e isso causa a exclusão desses indivíduos na sociedade. Desse modo, é possível estabelecer uma relação entre a falta de verba familiar, o abandono e a marginalização infantil, visto que a família ao largar seu filho o deixará sem a possibilidade de ingressar em uma instituição de ensino que trará como consequência o aumento de crimes nas cidades.
- Faltou alguma referência para reforçar sua visão, recomendo Capitães de Areia do Jorge Amado, seria perfeito.
- É uma linha de raciocínio que todos conseguem traçar porém precisa ser mais aprofundada, por exemplo, queria saber mais sobre os passos da criança após não conseguir entrar na escola, como isso leva ela ao mundo do crime?
-


Desenvolvimento 2: Além disso, a pobreza também é uma das principais causas para a falta de operários especializados. Ademais, de acordo com Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), "O dado da falta de mão de obra chama muito a atenção com esse nível de desemprego e com uma indústria patinando que não encontra um caminho de crescimento" é notável que existe escassez de trabalhadores e isso pode ser atribuído pela baixa adesão escolar, que tem os mesmos motivos da marginalização(não precisava relacionar a marginalização nessa parte): o abandono das crianças e a pobreza.
- Não copie citações, existe um consenso entre concursos sobre isso e basicamente se torna proibido copiar citações que passem de 7 palavras, na dúvida extraia oque a frase representa e a escreva de outra forma.
- Em todo o texto você fica repetindo ABANDONO e POBREZA, o tema é sobre abandono e não pobreza diretamente então tome cuidado para não causar confusão, é importante citar a pobreza mas não nessa dualidade com o abandono e sim como um agravante da situação.


Conclusão: Destarte, de acordo com os fatos supracitados, é perceptível que a pobreza tem uma grande relação com o abandono infantil e isso gera grandes consequências à sociedade e ao mercado de trabalho. Por conseguinte, o Poder Legislativo(AGENTE) pode(não use nada que expresse possibilidade e sim um dever, o poder legislativo DEVE) criar leis que visam auxiliar famílias em extrema carência dando verbas para manter as crianças nas escolas(AÇÃO), a fim de diminuir a taxa do abandono desse grupo(EFEITO), uma vez que uma renda será distribuída para amenizar a maior causa desse problema. Desse modo, gerando uma possível solução para ocasionar o aumento de trabalhadores qualificados, mas também na diminuição da marginalização das crianças.
- Não sei se o concurso que vai prestar exige proposta de intervenção porém tome cuidado, a maioria deles não exige!!
- Faltou MODO e DETALHAMENTO.


REVISÃO GERAL: Parabéns pelo texto!! Corrigi levando em conta as competências do ENEM. Algumas coisas que anotei:
- Alguns erros na C1 (vírgulas, erros de digitação, crase)
- Você utilizou algumas vezes conectivos repetidos ou que não exercem a função ideal. - C4
- Você separa bem o formato da redação mas não se aprofunda, causando fragilidade no ponto de vista. - C3
- Não fugiu do tema porém ficou confuso pela questão da pobreza. - C2
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Frase de Ariano Suassuna
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2
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Por Vitor66
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#90432
@Katsmoking,
Opa, muito obrigado pela correção! :D
Eu queria, se possível, tirar algumas dúvidas sobre o texto. Bom, eu queria saber se a parte do tópico frasal pode ser feito do modo que eu fiz, caso eu refaça a redação em qual lugar eu devo postar e se eu posso utilizar esse mesmo modelo de redação para uma redação Fuvest, por exemplo, apenas retirando a proposta de intervenção do último parágrafo.
1
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Por Katsmoking
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#90446
Boa tarde @Vitor66 !! Vamos por partes:

1º - Não sei qual tópico frasal você se refere mas o uso de conectivos é algo que se aprimora o quanto mais escrever redações, além disso, se estiver se referindo à separação em proposição, argumentação e conclusão, foi feita de maneira boa.

2º - Pode postar aqui nesse chat mesmo que eu corrijo ou pode re-enviar na aba de concursos.

3º - A fuvest pode ter temas muito vagos de vez em quando oque faz a separação em 2 teses algo muito complicado, ou seja, as vezes é mais fácil não usar teses e sim deixar a redação mais aberta mas aí tu que decide.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
1
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Por Vitor66
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#90449
Boa Noite, @Katsmoking,
Sobre a pergunta 1 na qual me refiro sobre tópico frasal é o primeiro período dos parágrafos que teriam que se referir à tese? (eu acho?)
Só queria ter uma ideia disso porque eu estou levemente perdido 😅
0
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Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#90469
Bom dia @Vitor66 !! Ataa, o parágrafo de introdução, você pode fazer desse jeito assim mesmo, na dúvida siga o esquema:

Período - de um ponto final até outro.

1º Período - Escreva a referência que abrange o tema pensando como ela vai introduzir o tema ao leitor.
2º Período (opcional) - Estenda a referência, dê alguma informação a mais ou uma explicação breve.
3º Período - Argumente citando as palavras do tema de forma espalhada e reafirmando seu ponto de vista.
4º Período - Conclua citando as teses ou se não tiver teses, jogue pra curiosidade do leitor.


>> Lembrando que isso não é nenhuma regra oficial nem nada mas é um padrão super comum que você encontra nas melhores redações por aí, nada impede de fazer mais ou menos de 3 períodos.

💕“O sonho é que leva a gente para a frente."
Frase de Ariano Suassuna
>> Peça uma correção aprofundada ;) : Correção nota 1000!
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