Em primeira análise, vale destacar o filme, " mãos talentosas", em que o personagem principal Benjamin Carson, que cresceu em lar desfeito, em meio a pobreza, era alvo de constante piada pelos colegas de classe brancos, por ter notas baixas. Assim, fora da ficção, percebe-se que a desigualdade é um dos principais problemas que colabora para essa problemática. Esse panorama lamentável acontece devido as limitadas oportunidades de inserção da população negra no mercado de trabalho e a pouca escolaridade.
Ademais, vale ressaltar que, de acordo com dados do Governo, embora sejam aproximadamente 55% da população, negros ocupam 35,6% dos postos no serviço público federal. Nesse viés, a ausência desses representantes políticos, trás como consequência a dificuldade de políticas voltadas a inclusão dessa minoria. Desse modo, o olhar de inferioridade continua presente na rotina desses cidadãos.
Verifica-se, então, a necessidade de erradicar a discriminação racial no país. Para isso, faz- se imprescindível, que a sociedade, que tem papel fundamental na mobilização de grupos, mediante ao reconhecimento do racismo como um problema estrutural, adote uma postura antirracista, com a finalidade de trazer esses debates entre as pessoas. Paralelamente, precisa-se que o Ministério da Educação, por meio de investimentos sobretudo em escolas públicas, para que possa garanti a acessibilidade a um ensino de qualidade, com objetivo de minimizar esse impasse e tornar assim o artigo constitucional concreto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.