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Por Amandameira
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#90113
Conforme prevê o artigo 5 da constituição Federal, " todos somos iguais perante a lei". No entanto, na prática, tal garantia é deturpada visto que a contínua discriminação dos negros é uma realidade contemporânea. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da desigualdade, mas também pela baixa representatividade em cargos públicos.

Em primeira análise, vale destacar o filme, " mãos talentosas", em que o personagem principal Benjamin Carson, que cresceu em lar desfeito, em meio a pobreza, era alvo de constante piada pelos colegas de classe brancos, por ter notas baixas. Assim, fora da ficção, percebe-se que a desigualdade é um dos principais problemas que colabora para essa problemática. Esse panorama lamentável acontece devido as limitadas oportunidades de inserção da população negra no mercado de trabalho e a pouca escolaridade.

Ademais, vale ressaltar que, de acordo com dados do Governo, embora sejam aproximadamente 55% da população, negros ocupam 35,6% dos postos no serviço público federal. Nesse viés, a ausência desses representantes políticos, trás como consequência a dificuldade de políticas voltadas a inclusão dessa minoria. Desse modo, o olhar de inferioridade continua presente na rotina desses cidadãos.

Verifica-se, então, a necessidade de erradicar a discriminação racial no país. Para isso, faz- se imprescindível, que a sociedade, que tem papel fundamental na mobilização de grupos, mediante ao reconhecimento do racismo como um problema estrutural, adote uma postura antirracista, com a finalidade de trazer esses debates entre as pessoas. Paralelamente, precisa-se que o Ministério da Educação, por meio de investimentos sobretudo em escolas públicas, para que possa garanti a acessibilidade a um ensino de qualidade, com objetivo de minimizar esse impasse e tornar assim o artigo constitucional concreto.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#0
Oi, @Amandameira, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática - relacionados, frequentemente, à ocorrência da crase - e uma falha na estrutura sintática.
Vermelho = desvios e falhas na estrutura sintática
C2 – 200. Parabéns!
C3 – 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias.
"Esse panorama lamentável acontece devido as limitadas oportunidades de inserção da população negra no mercado de trabalho e a pouca escolaridade" => Desdobre esse argumento.
"Nesse viés, a ausência desses representantes políticos, trás como consequência a dificuldade de políticas voltadas a inclusão dessa minoria" => Desdobre esse argumento.
C4 – 200. Parabéns!
Verde escuro = operadores argumentativos
Verde claro = outros elementos coesivos
Roxo = elementos coesivos "melhoráveis"
Amarelo = repetições
C5 – 200. Parabéns!

Total – 880

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
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2
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Por Felipe082
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#90314
Oi, @Amandameira, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 160. Há poucos desvios de gramática - relacionados, frequentemente, à ocorrência da crase - e uma falha na estrutura sintática.
Vermelho = desvios e falhas na estrutura sintática
C2 – 200. Parabéns!
C3 – 120. Há algumas falhas no projeto de texto e no desenvolvimento das ideias.
"Esse panorama lamentável acontece devido as limitadas oportunidades de inserção da população negra no mercado de trabalho e a pouca escolaridade" => Desdobre esse argumento.
"Nesse viés, a ausência desses representantes políticos, trás como consequência a dificuldade de políticas voltadas a inclusão dessa minoria" => Desdobre esse argumento.
C4 – 200. Parabéns!
Verde escuro = operadores argumentativos
Verde claro = outros elementos coesivos
Roxo = elementos coesivos "melhoráveis"
Amarelo = repetições
C5 – 200. Parabéns!

Total – 880

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

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Por Amandameira
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#90348
@Felipe082, Muito muito obrigada Felipe, por essa correção detalhada, vai me ajudar muito a trabalhar nesses pontos . :) :) Eu só fiquei com dúvida no porque do sentido incompleto do agente, você poderia explicar melhor?
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90353
Imagina! :D
O agente, como elemento da proposta de intervenção, está certo. A minha observação é em relação à estrutura sintática da frase. Não há nenhum elemento sintático que indique o que precisar ser feito, completando o sentido do verbo. Observe:

"Paralelamente, precisa-se que o Ministério da Educação, por meio de investimentos sobretudo em escolas públicas (esse trecho não indica o que vai ser feito, mas sim por meio de que vai ser feito), para que (esse trecho não indica o que vai ser feito, mas sim para que vai ser feito) possa garanti a acessibilidade a um ensino de qualidade, com objetivo de (esse trecho não indica o que vai ser feito, mas sim com que objetivo vai ser feito) minimizar esse impasse e tornar assim o artigo constitucional concreto.

Para que o sentido esteja completo, é preciso que o Ministério da Educação faça algo, concorda? Vamos reescrever a frase:

"Paralelamente, precisa-se que o Ministério da Educação, por meio de investimentos sobretudo em escolas públicas, garanta (esse trecho indica o que vai ser feito; "precisa-se que o Ministério da Educação garanta [...]") a acessibilidade a um ensino de qualidade, com objetivo de minimizar esse impasse e tornar assim o artigo constitucional concreto.
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