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Por lovelylemon
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No livro “A Revolução dos Bichos” do escritor inglês George Orwell, é retratada uma distopia onde os animais de uma fazenda ao não se sentirem satisfeitos com o tratamento recebido pelo dono, decidem fazer uma revolução com o objetivo de viver com melhores condições. Porém, ao decorrer da história, os porcos assumem uma posição de superioridade, e para que isso seja aceito, são disseminadas mentiras e informações distorcidas aos outros animais, para que os mesmos acreditem no que é dito pelos porcos. Fora da ficção, fica claro que a realidade apresentada na obra de Orwell pode ser relacionada àquela vivida pela sociedade brasileira, onde as “Fake News” estão cada vez mais em alta, devido principalmente a falha educacional no incentivo ao senso crítico e a negligência governamental em relação ao assunto no Brasil.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar a falha no sistema educacional por não incentivar os alunos a desenvolverem pensamento crítico como um dos principais motivos para que a disseminação de Fake News na sociedade brasileira ainda seja tão recorrente. O escritor português José Saramago, em seu livro “Ensaio sobre a Cegueira” diz que “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”, querendo dizer que ao vermos algo, devemos observar aquilo com mais profundidade a fim de notar se algo está errado ou precisando de alguma intervenção. No entanto, pessoas que não recebem o devido estímulo ao pensamento crítico na fase escolar terão dificuldade para reparar se há informações falsas em alguma notícia.
Além disso, a negligência por parte do Estado também dificulta bastante a melhoria do problema no país, tendo em vista são poucas as campanhas e propagandas que incentivem a população a se informar antes de compartilhar notícias, e que ajudem as pessoas a identificar o que pode ser uma Fake News. Além da falta de investimentos em setores de segurança digital, o que acaba dificultando com que o trabalho de investigar as notícias falsas seja cada vez mais prejudicado.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar este cenário no território brasileiro. Logo, o Ministério da Educação em parceria com serviços de comunicação deve promover palestras no ambiente escolar a respeito da importância de analisar os fatos e a sua veracidade, a fim de estimular o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, é também de grande importância que o governo invista nos serviços de segurança digital, no intuito de dificultar a aparição de notícias falsas com frequência para a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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@anaclaradll @Felipe082 @Ashilley @Higorrair
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