Sob essa ótica, é necessário ressaltar o inacesso à justiça gerado pela elitização da linguagem legislativa. A esse respeito, no período Modernista - no século XX- era prioridade a utilização da escrita simples na composição de obras, objetivando a compreensão e a valorização da oralidade brasileira. Porém, no cenário hodierno, tal simplificação não é aplicada para os cidadãos brasileiros dentro do eixo legislacional, visto que este possui um vocabulário rebuscado e de difícil compreensão, distanciando, assim, a obtenção plena de conhecimento sobre direitos e deveres. Dessa forma, o campo jurídico acaba por não ser acessível a todos pelo linguajar atípico à sociedade, o que gera a discrepância de alguns indivíduos à percepção civil. Logo, é urgente reverter essa exclusão provocada pela linguagem constitucional.
Ademais, a hierarquia imposta nos modos orais carece de evidência. Nesse contexto, destaca-se a tentativa de etnocídio dos portugueses sob os índios no período Quinhentista, na crença de que sua cultura e língua eram superiores aos dos nativos. Sob essa perspectiva, evidencia-se que atualmente ainda persiste esse estigma estrutural que sobrepõem a dominação e o poder em detrimento das minorias sociais. Além disso, essa estrutura social impulsiona de modo crescente o preconceito nas formas de comunicação, gerando exclusão. Por conseguinte, urge converter esse demérito.
Portanto, o Ministério da Educação deve tornar acessível -a todo cidadão que passe pela base educacional do país- o pleno conhecimento sobre sua condição cidadã, à uma linguagem adaptada e inclusiva, por meio de palestras informativas que visem extinguir
a incompreensão das leis, garantindo a isenção à cidadania e equidade. Somado a isso, a Comissão de Incentivo à Cultura (CNIC) pode, ainda, complementar com essa ação, trazendo a temática dos recursos linguísticos, suas variações e regionalidades, através da informação, a fim de minimizar a concepção deturpada de que existe tipos de falas inferiores. Logo, a pátria-verde amarela será exemplo de inclusão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.