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Por Thanzinha
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No século XV existiam cerca de cinco milhões de índios no Brasil. Após a chegada dos europeus no país, os povos nativos foram escravizados e sofreram um extermínio em massa causado por doenças levadas da Europa para o país e pela luta em prol de terras brasileiras. Nesse ínterim, centenários se passaram e o genocídio indígena ainda persiste na contemporaneidade. Um exemplo disso, são os conflitos que ainda ocorrem pela demarcação de terras nos territórios dos índios e a negligência governamental em questão.
Em primeira análise, é evidente como os índios ainda sofrem violência por causa de um espaço para habitar. Segundo dados do site "G1", da Rede Globo, um confronto por terras entre povos indígenas e fazendeiros deixou 13 feridos no Maranhão em 2017. Nesse sentido, pode-se fazer uma analogia com a realidade, onde o genocídio sofrido pelos índios com os europeus perduram de certa forma, até os dias de hoje. Na antiguidade o espaço dos indígenas não foi respeitado e hoje no século XXI eles continuam lutando pelos direitos que possuem em lei. Dessa forma, é necessário que medidas maiores de proteção e fiscalização sejam tomadas para garantir ainda mais os direitos desses povos.
Ademais, o descaso do governo com os nativos é extremamente notório, desde o âmbito legislativo até à saúde pública. De acordo com dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ainda em 2022, após dois anos de pandemia apenas 50% da população dos povos originários haviam se vacinado contra a covid-19. É provável, que muitas mortes e contaminações tenham ocorrido por falta de imunização, o que poderia ter sido evitado se o governo tivesse feito um planejamento mais amplo para atender as necessidades sanitárias das aldeias.
Portanto, é imprescindível ampliar os meios de acessibilidade aos indígenas no Brasil. Para isso, cabe ao Governo Federal e a (FUNAI), Fundação Nacional dos Índios, órgão responsável por garantir a proteção dos direitos dos nativos, criarem políticas públicas que visem fiscalizar os territórios indígenas atendendo as necessidades de cada tribo. Por meio de fiscalizações policiais frequentes com o objetivo de proteger e garantir os direitos dessas pessoas. Dessa forma, o genocídio e a violência a esses indivíduos diminuirá.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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