Inicialmente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o silenciamento. Nesse sentido, nota-se que o Poder Público não difunde informações a respeito do tema, posto que se beneficia da falta de debates sobre a sustentabilidade, dado que pouco faz para solucioná-la. Essa conjectura, segundo Jonh Locke, configura-se como uma violação do "contrato social ", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que a nação desfrute de direitos indispensáveis, como a educação ambiental. Dessa maneira, faz-se necessária a dissolução dessa conjuntura.
Ademais, a disseminação de automóveis sustentáveis encontra terra fértil no individualismo. Na obra "Modernidade Líquida", Zigmut Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência, a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outro é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez influi sobre a questão do desenvolvimento sustentável, visto que o estigma social causado pelo alto custo de tal mercadoria cria obstáculos transponiveis apenas a burguesia, que vê o item como um artigo de luxo e não um direito coletivo. Assim, o pensamento de Bauman se torna verídico.
Portanto, providências são necessárias para resolver o impasse. Para isso, os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente devem criar campanhas de conscientização por meio das mídias de massa, de forma a incentivar conversas que pressionem o governo por uma barateação do produto, com o intuito de aumentar o número de carros elétricos no país. Destarte, a Constituição e o princípio de Locke vigorarão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.