Em primeiro lugar, é válido ressaltar a falha no sistema educacional por não incentivar os alunos a desenvolverem pensamento crítico como um dos principais motivos para que a disseminação de Fake News na sociedade brasileira ainda seja tão recorrente. O escritor português José Saramago, em seu livro “Ensaio sobre a Cegueira” diz que “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”, querendo dizer que ao vermos algo, devemos observar aquilo com mais profundidade a fim de notar se algo está errado ou precisando de alguma intervenção. No entanto, pessoas que não recebem o devido estímulo ao pensamento crítico na fase escolar terão dificuldade para reparar se há informações falsas em alguma notícia.
Além disso, a negligência por parte do Estado também dificulta bastante a melhoria do problema no país, tendo em vista são poucas as campanhas e propagandas que incentivem a população a se informar antes de compartilhar notícias, e que ajudem as pessoas a identificar o que pode ser uma Fake News. Além da falta de investimentos em setores de segurança digital, o que acaba dificultando com que o trabalho de investigar as notícias falsas seja cada vez mais prejudicado.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para amenizar este cenário no território brasileiro. Logo, o Ministério da Educação em parceria com serviços de comunicação deve promover palestras no ambiente escolar a respeito da importância de analisar os fatos e a sua veracidade, a fim de estimular o pensamento crítico dos estudantes. Além disso, é também de grande importância que o governo invista nos serviços de segurança digital, no intuito de dificultar a aparição de notícias falsas com frequência para a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.