Diante desse cenário, é essencial a arguição das causas dessa nova cultura. Em uma primeira análise, nota-se que alguns motivos do cancelamento podem ser o uso de expressões que reproduzem preconceito ou até mesmo, ações que não condizem com as falas dos indivíduos. Com base nisso os usuários da "internet" se veem em posição de julgar e cancelar tal cidadão, para que seu ato seja justificado, pois, esse poder está inserido nesse espaço virtual entre as pessoas. Essa concepção é corroborada pelo filósofo Michel Foucault, o qual define a microfísica do poder: o poderio funciona e se exerce na rede que liga todos os indivíduos de um grupo através de saberes e discursos. Por conseguinte, o discurso de ódio na "internet" é intensificado e a vida do cancelado também é afetada. Algumas consequências possíveis são: a perda de seguidores, dinheiro, patrocínios e moral. Essas represálias passaram de uma espécie de "castigo" para um "linchamento e massacre".
Um exemplo disso foi o caso da cantora Karol Conká, participante do Big Brother Brasil 21 (BBB), que teve atitudes dentro do "reality" que a tornou vilã da edição, sendo preconceituosa e tóxica com vários participantes, em específico Lucas Penteado, no qual pediu para sair do programa após não aguentar mais os "ataques" da "rapper", por conta disso a integrante perdeu seguidores, teve "shows" cancelados e uma perda de 5 milhões de reais. No entanto, essa constante tentativa de validação do caráter das pessoas não surte o efeito devido.
Urge, portanto, que haja intervenções eficazes para minimizar gradativamente a problemática. Em primeiro lugar, cabe as famílias (1°, instituição responsável pela socialização dos indivíduos) ensinar aos filhos limites com as palavras, buscando o senso e o respeito, para conscientizá-los sobre as diversas situações. Ademais, é considerável que o Poder Executivo junto ao Judiciário, fiscalizem e julguem casos de ameaças nas redes sociais, estabelecendo multas para cada caso, com o objetivo de afirmar os direitos estabelecidos na Constituição (órgão que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada