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Por amanda12234
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No livro Prostituição à Brasileira, do professor e escritor brasileiro José Carlos Sebe, um jovem é entrevistado sobre sua jornada desde que recebeu uma promessa de emprego na Espanha. Miro, como é tratado na entrevista, foi enganado e forçado a se prostituir, vivendo e trabalhando em ambientes insalubres rodeados de violência. Assim como Miro, diversos brasileiros enfrentam condições trabalhistas semelhantes à escravidão. Nesse sentido, é mister analisar a inefetividade dos direitos pétreos e a desigualdade regional como empecilhos ao combate desse impasse.
A princípio, é precípuo destacar que, assim como no livro O Cidadão de Papel do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, as garantias constitucionais presentes no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, como o direito à educação, são inefetivas e dificultam o combate à problemática, visto que a falta de acesso a uma boa educação impede que até mesmo os explorados tenham consciência do problema. Isso é evidenciado por Italvar Medina, vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, ao afirmar que as vítimas dessa ‘‘nova escravidão’’ possuem baixa escolaridade.
Ademais, tal qual a desigualdade regional e social presente no livro Morte e Vida Severina, do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, o desequilíbrio econômico existente entre as regiões brasileiras prejudica o combate ao trabalho análogo à escravidão, posto que, assim como Severino, herói do poema modernista, muitos brasileiros se veem obrigados a se retirar para outras regiões em busca de melhores condições de vida, porém acabam em empregos precários. Reflexo desse cenário, conforme dados do Ministério do Trabalho, em 2013 a maioria dos casos de exploração do trabalho ocorreu em ambiente urbano.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para minimizar os desafios do enfrentamento à escravidão contemporânea. Para tal, o Ministério da Educação em parceria com os ministérios do Trabalho e da Economia deve elaborar um projeto de educação financeira e trabalhista o qual venha ser implantado em escolas de ensino fundamental através de aulas online com professores especializados e materiais didáticos necessários. Outrossim, a mídia deve propagandear o plano de forma tenaz, contínua e persistente, corroborando, assim, com a efetividade do mesmo. Destarte, casos como o de Miro serão minorados na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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