A princípio, é precípuo destacar que, assim como no livro O Cidadão de Papel do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, as garantias constitucionais presentes no artigo 5º da Constituição Federal de 1988, como o direito à educação, são inefetivas e dificultam o combate à problemática, visto que a falta de acesso a uma boa educação impede que até mesmo os explorados tenham consciência do problema. Isso é evidenciado por Italvar Medina, vice-coordenador da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, ao afirmar que as vítimas dessa ‘‘nova escravidão’’ possuem baixa escolaridade.
Ademais, tal qual a desigualdade regional e social presente no livro Morte e Vida Severina, do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, o desequilíbrio econômico existente entre as regiões brasileiras prejudica o combate ao trabalho análogo à escravidão, posto que, assim como Severino, herói do poema modernista, muitos brasileiros se veem obrigados a se retirar para outras regiões em busca de melhores condições de vida, porém acabam em empregos precários. Reflexo desse cenário, conforme dados do Ministério do Trabalho, em 2013 a maioria dos casos de exploração do trabalho ocorreu em ambiente urbano.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para minimizar os desafios do enfrentamento à escravidão contemporânea. Para tal, o Ministério da Educação em parceria com os ministérios do Trabalho e da Economia deve elaborar um projeto de educação financeira e trabalhista o qual venha ser implantado em escolas de ensino fundamental através de aulas online com professores especializados e materiais didáticos necessários. Outrossim, a mídia deve propagandear o plano de forma tenaz, contínua e persistente, corroborando, assim, com a efetividade do mesmo. Destarte, casos como o de Miro serão minorados na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada