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Por JoaoPedro72
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#89907
O termo “arquitetura hostil” se refere à modificação do “design” urbano, a qual é capaz de restringir o acesso citadino de inúmeros indivíduos, principalmente das pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fenômeno atua com um teor nefasto, uma vez que, por inviabilizar a acessibilidade urbana de sujeitos com condições desfavoráveis, ele consegue aumentar a marginalização desse público, colocando-o, cada vez mais, à margem da sociedade. Logo, visando à atenuação desse cenário opressivo, é necessário analisar as suas principais causas: a negligência governamental e o silenciamento midiático.

Nessa lógica, é preciso, de início, discorrer acerca da displicência estatal. A esse respeito, o livro “O Cidadão de Papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, pontua que as normas presentes em documentos nacionais nem sempre são efetivadas. Sob esse raciocínio, por mais que a Constituição Federal de 1988 assegure, em seu artigo 1º, o direito à dignidade, o contraditório Estado não adota ações que seriam capazes de, substancialmente, mitigar os casos de arquitetura hostil, tais como a criação de uma lei que objetive detectar esses acontecimentos para, posteriormente, punir quem os elaboram e, ainda, investir em programas sociais que visem garantir moradias, roupas e alimentação para os indivíduos marginalizados por essa hostilidade. É inadmissível, então, que a administração pública não faça valer a premissa constitucional associada à honradez.

Tem-se, em acréscimo, a inércia dos canais de imprensa como outra fomentadora do empecilho. O aclamado sociólogo Pierre Bourdieu defendia que um mecanismo democrático não deve se tornar em uma ferramenta de opressão. Os veículos comunicativos, entretanto, vão de encontro à sua responsabilidade enfatizada por Bourdieu, já que – por não ser uma temática que gere controvérsias, patrocínios e, pois, rendimento – esses, mesmo com seu alto poder de transformação e de influência, não reivindicam, de maneira suficiente, a necessidade de se erradicar os casos de arquitetura hostil. Como consequência disso, muitas pessoas – as quais não possuem acesso a uma habitação digna e, assim, precisam viver nas áreas urbanas – têm o seu alcance citadino inviabilizado, o que piora sua condição e, portanto, expande sua marginalização. Destarte, enquanto a omissão da mídia for a lógica, difícil será alterar esse quadro adverso.

Diante desses aspectos, é primordial que haja uma intervenção. Para tanto, o Estado – autoridade responsável por mitigar os impasses que ocorrem na sociedade – deve elaborar uma norma que tencione identificar casos de arquitetura hostil para, depois, punir seus feitores e, ademais, criar uma política social que ambicione aumentar a comodidade de indivíduos em situação de vulnerabilidade. Essas medidas devem ser, respectivamente, feitas por meio de discussões na Câmara dos Deputados e de maior repasse de verbas nessa área e terão a finalidade de atenuar a marginalização oriunda da arquitetura hostil.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Gi69
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#89936
Olá, @JoaoPedro72! Tudo bem? Espero que sim! :)

Introdução perfeita!
Houve apenas um desvio: Logo, visando à a Não há a necessidade de crase aqui. atenuação desse cenário opressivo, é necessário analisar as suas principais causas: a negligência governamental e o silenciamento midiático.

Comentários sobre os desenvolvimentos:
O D1, está ótimo. No D2, aconselho colocar um conectivo no início do parágrafo, já perdi nota por não ter feito isso.

Comentários acerca da proposta de intervenção:
Sua proposta de intervenção está completa, o que lhe garante 200 pontos na C5. Entretanto, você deve resolver os dois obstáculos abordados. Logo, sugiro fazer mais uma proposta, mas incompleta, haja a vista o pouco espaço. Isso porque você pode ter nota descontada na C3. Exemplo: "Outrossim, os canais de imprensa devem abordar a temática, com o intuito de conscientizar a população e estimulá-la a tomar decisões contra ela."

Parabéns por esse texto formidável! :)


Notas:
C1 - 200
C2 - 200
C3 - 180
C4 - 180
C5 - 200
Nota: 960
*Talvez até 1000 kkkk*

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
1
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Por JoaoPedro72
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#89937
Gi69 escreveu:Olá, @JoaoPedro72! Tudo bem? Espero que sim! :)

Introdução perfeita!
Houve apenas um desvio: Logo, visando à a Não há a necessidade de crase aqui. atenuação desse cenário opressivo, é necessário analisar as suas principais causas: a negligência governamental e o silenciamento midiático.

Obrigado pela correção, Gio! Só para trocar ideias contigo, irei fazer algumas ressalvas:

Sobre a crase, considerando que o verbo "visar" exige preposição, não seria obrigatório colocá-la?

Sobre o conectivo, eu coloquei, sim, o coesivo "em acréscimo", que está deslocado.

Sobre a segunda proposta, realmente, seria melhor se eu tivesse feito ela, mas, mesmo sem ela, não creio que seja suficiente para reduzir minha nota na C3.

Comentários sobre os desenvolvimentos:
O D1, está ótimo. No D2, aconselho colocar um conectivo no início do parágrafo, já perdi nota por não ter feito isso.

Comentários acerca da proposta de intervenção:
Sua proposta de intervenção está completa, o que lhe garante 200 pontos na C5. Entretanto, você deve resolver os dois obstáculos abordados. Logo, sugiro fazer mais uma proposta, mas incompleta, haja a vista o pouco espaço. Isso porque você pode ter nota descontada na C3. Exemplo: "Outrossim, os canais de imprensa devem abordar a temática, com o intuito de conscientizar a população e estimulá-la a tomar decisões contra ela."

Parabéns por esse texto formidável! :)


Notas:
C1 - 200
C2 - 200
C3 - 180
C4 - 180
C5 - 200
Nota: 960
*Talvez até 1000 kkkk*

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Gi69
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#89945
Está certa a crase, não prestei atenção, perdão...
Em acréscimo é conectivo?
Sobre o desconto na C3, alguns corretores descontam sim!
De qualquer forma, como disse sua nota pode ser 1000 sim, tanto que dei 1000 pontos na nota geral.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por JoaoPedro72
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#89948
Gi69 escreveu:Está certa a crase, não prestei atenção, perdão...
Em acréscimo é conectivo?
Sobre o desconto na C3, alguns corretores descontam sim!
De qualquer forma, como disse sua nota pode ser 1000 sim, tanto que dei 1000 pontos na nota geral.
Eu creio que “em acréscimo” é sinônimo de conectivos como “além disso” e “ademais”, então, sim, ele é um coesivo.

Ah, saquei, vou, sim, prestar atenção a isso!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90202
Parabéns pela redação e pela nota atribuída à, João! Dê mais atenção à necessidade de desenvolver raciocínios lógicos com direcionamentos concretos, e não passíveis de interpretações externas. Faço uma ressalva, também, à pertinência e produtividade de repertórios, aspecto que não se mostrou muito presente nessa redação (sim, de maneira suficiente para a maximização da C2) - o que deve ser melhorado para, até mesmo, suscitar melhores fundamentações.

Precisa de uma correção detalhada e individual para alcançar os 900+? Acesse https://linktr.ee/fortesnaredacao e vem comigo!

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por JoaoPedro72
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#90209
Fortes escreveu:Parabéns pela redação e pela nota atribuída à, João! Dê mais atenção à necessidade de desenvolver raciocínios lógicos com direcionamentos concretos, e não passíveis de interpretações externas. Faço uma ressalva, também, à pertinência e produtividade de repertórios, aspecto que não se mostrou muito presente nessa redação (sim, de maneira suficiente para a maximização da C2) - o que deve ser melhorado para, até mesmo, suscitar melhores fundamentações.

Precisa de uma correção detalhada e individual para alcançar os 900+? Acesse https://linktr.ee/fortesnaredacao e vem comigo!
Muito obrigado pelas dicas, Rodrigo! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por JoaoPedro72
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#90471
@Jeffmelo99, fico grato pela avaliação! Você poderia, por favor, justificar o 160 na C4? Desde já, obrigado! :mrgreen:

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por Jeffmelo99
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#90476
Oi @JoaoPedro72, :) . A sua redação está excelente e é provável que ela seria nota mil no Enem. Porém, propositadamente, e busquei avaliar de uma forma um pouco mais refinada refinada percebi algumas repetições: "arquitetura hostil" e "vulnerabilidade". Isso não dificultou a compreensão do texto e, repito, possivelmente, essa dissertação receberia pontuação máxima no Enem.
Parabéns pela sua produção. Me chama no WhatsApp pra gente compartilhar correções de redações de maneira mais próxima e facilitada. https://wa.me/message/H22QTRRRKBAPG1. Abraço. ;)
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Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#90477
Jeffmelo99 escreveu:Oi JoaoPedro72, :) . A sua redação está excelente e é provável que ela seria nota mil no Enem. Porém, propositadamente, e busquei avaliar de uma forma um pouco mais refinada refinada percebi algumas repetições: "arquitetura hostil" e "vulnerabilidade". Isso não dificultou a compreensão do texto e, repito, possivelmente, essa dissertação receberia pontuação máxima no Enem.
Parabéns pela sua produção. Me chama no WhatsApp pra gente compartilhar correções de redações de maneira mais próxima e facilitada. https://wa.me/message/H22QTRRRKBAPG1. Abraço. ;)
Obrigado por contribuir com o projeto, Jeff! :D

Faço apenas uma ressalva: o critério de repetição (não estratégica) como descompasso, avaliado pela competência 4, não considera elementos temáticos e/ou significativamente distantes no texto. Isso quer dizer que, em uma eventual redação, repetir os núcleos temáticos jamais será um problema de competência, mas de habilidade, ponto não avaliado pela banca - por mais que eu concorde com o fato de isso demonstrar um aspecto falível quanto à aplicação de um bom inventário vocabular.

Como, então, o projeto é destinado ao aprendizado mútuo, busco pontuar aspectos como esses para que os nossos usuários possam cada vez mais entender e contemplar a grade de correção do ENEM de maneira satisfatória.

Bons estudos! ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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