Em primeiro plano, observa-se as causas que fazem com que essa situação aumente mais ainda no nosso dia a dia. Visto isso, pode-se ser o gasto desnecessário, os indivíduos inadimplentes, salários baixos, a falta de aulas sobre a economia nas escolas e não saber se virar. Para o sociólogo Zygmunt Baumam, a sociedade possui uma desigualdade social muito grande trazendo graves consequências para a sociedade. Dessa forma, é importante que regras sejam tomadas para que essa situação termine.
Em segundo plano, cabe salientar as consequências geradas por esse problema, sendo a vulnerabilidade econômica, a falta de dinheiro, passar por necessidades, levando a sociedade a ter uma vida precária não vivendo e sim sobrevivendo. No filme, a fábrica de chocolate retrata a vida de Charles, um garoto pobre que vive em situações muito precárias e que desejava visitar o local para realizar o seu sonho, passando por várias situações e montando que mesmo sem dinheiro é possível viver feliz. Tendo visto tudo acima , normas e educação financeira precisam ser abordadas.
Portanto, é de extrema importância que a educação financeira seja aplicada na vida dos cidadãos. Por isso, para acontecer tal prática, é necessário que o MEC "Ministério da Educação" junto com o "Ministério da Economia" criem normas e métodos socioeducativos para ampliar a educação financeira nas escolas, faculdades e até no trabalho, por meio de palestras educacionais, vídeos, jornais, livros e comerciais de tv atingindo a mídia social da população. Tendo assim, uma finalidade de que a sociedade saiba investir, administrar e economizar seu dinheiro, levando a pensar e lembrar que o vendedor Chris conseguiu conquistar seus objetivos se tornando um homem bilionário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada