Em sua obra musical “Estudo Errado”, o “rapper” Gabriel Contino afirmou que, por não desenvolver a criticidade dos estudantes, o método de ensino é, muitas vezes, falho. Essa crítica do cantor é, de fato, confirmativa, uma vez que, por possuírem um sistema técnico-científico, inúmeras escolas secundarizam, nas aulas, o senso crítico dos alunos quanto à importância de bases fundamentais para a sua formação socioeducativa, tal como o desenvolvimento do respeito e da empatia. Em virtude disso, vários alunos, vítimas de uma falha pedagógica, são formados com um ponto de vista preconceituoso, o que fortalece o estigma associado às doenças mentais e, pois, causa dano à honradez do público afetado. À vista disso, é ilógico que, sendo responsável pela edificação da população, a escola seja negligente no que se refere à problemática.
Além disso, o livro “O Cidadão de Papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, pontua que as normas presentes em documentos nacionais nem sempre são efetivadas. Sob esse raciocínio, ainda que a Constituição Federal de 1988 assegure, em seu artigo 196º, o direito à saúde, o contraditório Estado não adota ações que seriam capazes de, substancialmente, atenuar o estigma associado às doenças mentais, como investir em propagandas que alertem a população no que tange à necessidade de impedir o avanço desses atos discriminatórios e na criação de serviços de saúde gratuitos que objetivem dar assistência às pessoas que são afligidas por enfermidades psicológicas. Desse modo, é essencial que as competências estatais deixem sua displicência à margem e, com base nisso, façam valer a premissa constitucional associada à saúde.
Portanto, com a finalidade de mitigar o estigma associado às doenças mentais, o Ministério da Educação deve, por meio de uma alteração na Base Nacional Comum Curricular, criar uma disciplina relacionada à essencialidade da amabilidade. Nela, que afetará as matérias de filosofia, de sociologia e de biologia, haverá rodas de debate, palestras e seminários sobre a temática, as quais, comandadas por profissionais da saúde, tentarão descontruir a ótica preconceituosa da sociedade em relação às doenças mentais. Em acréscimo, a administração pública deve, mediante maiores investimentos na área da saúde, combater o processo de estigmatização dos enfermos psíquicos. Com essas medidas, o Brasil tornar-se-á uma nação mais afável, e a realidade vista em “Coringa” ficará restrita à ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 172
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.