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Por bylari
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#89570
O documentário ‘’O Dilema das Redes’’ retrata os mecanismos de persuasão empregados no âmbito digital, os quais objetivam agir sobre o comportamento dos usuários. De maneira análoga, tal aspecto é notório no que tange à realidade brasileira, dado que os indivíduos, sobretudo os jovens, são alvos dessas ferramentas, cuja adoção pelas esferas empresariais promoveu a ascensão dos influenciadores digitais como estratégia de marketing, usando, assim, o poder de propaganda dessa coletividade sobre condutas socioeconômicas. Nesse sentindo, tanto a incorporação de hábitos favoráveis ao desenvolvimento, como também a dependência pelo consumo exacerbado são conjunturas possíveis perante a esse advento.
Diante desse cenário, cabe pontuar como a ação desses influenciadores pode ser benéfica ao progresso social da juventude. Nessa lógica, o sociólogo Pierre Lévy determina o caráter hiperconectado do corpo civil como gerador de uma cibercultura na qual modos de vivência, costumes e ideais são fomentados. À vista disso, denota-se que o meio virtual alicerça a construção de valores essenciais à formação de sujeitos plenos e, em função disso, a atuação dos influencers se torna formadora de opinião, porquanto suas práticas, discursos e, principalmente, indicações são difundidas entre o grande público. Posto isto, esse grupo detêm o poder de estimular o engajamento da menoridade com simples atos – como divulgar livros, produções artísticas e campanhas sociais – e, com isso, provocar o consumo de artifícios corroborantes da sua formação crítica, cultural e cidadã.
Em contrapartida, vale ressaltar como o consumismo é impulsionado a partir desse poder. Acerca disso, o conceito de ‘’Fetichismo de Mercadoria’’, do filósofo Karl Marx, designa a apropriação de valores simbólicos aos objetos frente a sua real utilidade, implicando a sua compra irrestrita devido ao status criado. Sob esse viés, esse fato é perceptível no panorama digital, uma vez que as publicidades, especialmente quando vinculadas aos altos de números de visualizações e de seguidores dos profissionais das redes, despertam o desejo pelos produtos exibidos devido à confiança e à admiração pelos anunciantes e não pela necessidade de tê-los. Logo, esse comportamento pode resultar na compulsão por ter tudo o que é ofertado por intermédio dos influencers – como eletrônicos e itens de beleza –, limitando-se o uso da tecnologia a um padrão de obtenção desequilibrado e prejudicial.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar esses danos. Destarte, o Ministério da Ciência e Tecnologia – órgão incumbido de ordenar as produção técnicas e o seu uso – deve instituir a regulamentação publicitária nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por meio de normas quanto à frequência, sinalização e faixa etária alcançada por essas publicações, a fim de reduzir a exacerbação de indicações de produtos vendidos para atingir o alto lucro a partir da influência sobre o povo. Além disso, o Governo Federal deve, por meio da colaboração com esses profissionais, incentivar aos jovens o consumo de produtos voltados à educação, à arte e à ciência, visando modificar o contexto mostrado em ‘’O Dilema das Redes’’.



Linhas: 7x8x9x6. (Minha letra é pequena, mas é legível)

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por bylari
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#89571
@Felipe082
@Mylike

Podem dar uma olhada?

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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Por bylari
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#89590
@Anna1 Pode dar uma olhada?

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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Por bylari
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#89603

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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Por bylari
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#89657
@ANNA1 / @JoaoPedro72 algum de vocês poderia me indicar quais foram meus erros na C1 e o que eu posso fazer para melhorar meu texto?

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
0
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Por JoaoPedro72
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#89660
bylari escreveu:@ANNA1 / @JoaoPedro72 algum de vocês poderia me indicar quais foram meus erros na C1 e o que eu posso fazer para melhorar meu texto?
Aqui estão os seus erros quanto à C1:

-(1) Como se trata de um estrangeirismo, creio que a palavra “marketing” deve ser colocada entre aspas. Correto: como estratégia de “marketing”, usando...
-(2) Não é “nesse sentindo”, e sim “nesse sentido”. Embora sejam palavras semelhantes, “sentindo” tem um significado muito diferente de “sentido”.
-(3) Creio que a palavra “advento” não é um vocábulo muito adequado para se usar com esse sentido. Sugiro, então, que você o substitua por “problema”.
-(4) Novamente, creio que, por ser um estrangeirismo, a palavra “cibercultura” deve ser colocada entre aspas.
-(5) Erro de paralelismo sintático. Correto: De violência, de costumes e de ideais...
-(6) Novamente, erro de paralelismo sintático. Correto: Suas práticas, seus discursos e suas indicações...
-(7) Detêm é plural, detém é singular. Correto: Esse grupo detém...
-(8) Erro de concordância. Correto: as produções técnicas...

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
1
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Por bylari
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#89664
meu deus que vergonha! ''Nesse sentindo'' foi total erro de digitação, na folha está certo e ''Produção técnicas'' também :cry:

Essa parte do paralelismo sempre me pega. Acho que marketing não precisa de aspas mais, pesquisei agora no manual de comunicação do senado, mas cibercultura realmente precisa. Queria sua a palavra advento no sentindo do surgimento dessa utilização dos influencers, daí fiquei com medo de usar ''problemática'' e dar a entender que estou me posicionando contra esse fato. Valeu demais pelos apontamentos, vou estudar mais sobre isso e prestar atenção da próxima vez.

''Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.''
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Por JoaoPedro72
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#89665
bylari escreveu:meu deus que vergonha! ''Nesse sentindo'' foi total erro de digitação, na folha está certo e ''Produção técnicas'' também :cry:

Essa parte do paralelismo sempre me pega. Acho que marketing não precisa de aspas mais, pesquisei agora no manual de comunicação do senado, mas cibercultura realmente precisa. Queria sua a palavra advento no sentindo do surgimento dessa utilização dos influencers, daí fiquei com medo de usar ''problemática'' e dar a entender que estou me posicionando contra esse fato. Valeu demais pelos apontamentos, vou estudar mais sobre isso e prestar atenção da próxima vez.
Imagina, fico feliz em ajudar! :mrgreen:

Considerando esse sentido, creio que uma boa palavra para substituir “advento” seria “fenômeno”, que não evidencia, de fato, um posicionamento.

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por LeticiaBF
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#96024
@bylari, Olá sou apenas uma estudante e vou dar minha opinião como leitora, nada profissional, desconsidere se achar necessário.
O texto é bom porém algumas partes não fizeram sentido para mim.

Na sua última linha da introdução diz : Nesse sentindo, tanto a incorporação de hábitos favoráveis ao desenvolvimento, como também a dependência pelo consumo exacerbado são conjunturas possíveis perante a esse advento.

Entendi que é possível incorporar hábitos favoráveis pelo fato dos influencers persuadirem as pessoas que os acompanham nas redes, mostrando-lhes cultura, livros para conhecimento e não apenas mercadorias fúteis como eletrônicos recém lançados, seu D1 está ótimo. Mas você diz também que a depência pelo consumo exagerado é uma conjuntura possível, possível para que? Isso é possível assim como usar o trabalho dos influencers de maneira favorável ou isso ja acontece e é um fator que impede a problemática de ser resolvida?
Ficou confuso, você trouxe na introdução uma possível causa para o problema e uma forma de atenuá-lo. Uma dica é você apresentar causa e consequência ou então trazer dois fatores que agravam a situação para argumentar sobre isso nos desenvolvimentos e só na conclusão trazer uma solução para o empecilho, como a incorporação de hábitos favoráveis ao desenvolvimento social utilizando da moral dos influencers para isso.
Percebe-se que você escreve bem, tem repertório pertinente ao tema, conhece as palavras e conectivos porém o texto está mal construído e não traz uma linearidade na leitura.

Continue praticando!
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