Diante desse cenário, cabe pontuar como a ação desses influenciadores pode ser benéfica ao progresso social da juventude. Nessa lógica, o sociólogo Pierre Lévy determina o caráter hiperconectado do corpo civil como gerador de uma cibercultura na qual modos de vivência, costumes e ideais são fomentados. À vista disso, denota-se que o meio virtual alicerça a construção de valores essenciais à formação de sujeitos plenos e, em função disso, a atuação dos influencers se torna formadora de opinião, porquanto suas práticas, discursos e, principalmente, indicações são difundidas entre o grande público. Posto isto, esse grupo detêm o poder de estimular o engajamento da menoridade com simples atos – como divulgar livros, produções artísticas e campanhas sociais – e, com isso, provocar o consumo de artifícios corroborantes da sua formação crítica, cultural e cidadã.
Em contrapartida, vale ressaltar como o consumismo é impulsionado a partir desse poder. Acerca disso, o conceito de ‘’Fetichismo de Mercadoria’’, do filósofo Karl Marx, designa a apropriação de valores simbólicos aos objetos frente a sua real utilidade, implicando a sua compra irrestrita devido ao status criado. Sob esse viés, esse fato é perceptível no panorama digital, uma vez que as publicidades, especialmente quando vinculadas aos altos de números de visualizações e de seguidores dos profissionais das redes, despertam o desejo pelos produtos exibidos devido à confiança e à admiração pelos anunciantes e não pela necessidade de tê-los. Logo, esse comportamento pode resultar na compulsão por ter tudo o que é ofertado por intermédio dos influencers – como eletrônicos e itens de beleza –, limitando-se o uso da tecnologia a um padrão de obtenção desequilibrado e prejudicial.
Portanto, urge a tomada de medidas para atenuar esses danos. Destarte, o Ministério da Ciência e Tecnologia – órgão incumbido de ordenar as produção técnicas e o seu uso – deve instituir a regulamentação publicitária nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por meio de normas quanto à frequência, sinalização e faixa etária alcançada por essas publicações, a fim de reduzir a exacerbação de indicações de produtos vendidos para atingir o alto lucro a partir da influência sobre o povo. Além disso, o Governo Federal deve, por meio da colaboração com esses profissionais, incentivar aos jovens o consumo de produtos voltados à educação, à arte e à ciência, visando modificar o contexto mostrado em ‘’O Dilema das Redes’’.
Linhas: 7x8x9x6. (Minha letra é pequena, mas é legível)
Raramente, um pouco mais.''
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.