De início, vale ressaltar os avanços tecnológicos como fortes causadores da problemática. Sob esse viés, nota-se que o desenvolvimento da tecnologia provocou o aumento do sedentarismo, uma vez que, nos dias atuais, as pessoas têm mais recursos, o que leva à não realização de tarefas antes efetuadas com frequência, assim como é mostrado no filme “Wall-E”. A exemplo disso, tem-se a pouca caminhada, visto que, se, no passado, os cidadãos tinham que caminhar até o trabalho ou a escola, hoje existem mais opções de meios de transporte – carros, motos, ônibus etc. –, o que torna a caminhada, muitas vezes, algo opcional. Logo, esse fator contribui para a falta de atividades físicas e, consequentemente, para a sedentarização humana.
Outrossim, o sobrepeso consiste em uma grave consequência do problema. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o excesso de peso atingia cerca de 60% da população brasileira maior de 18 anos. À vista disso, constata-se que a falta de exercícios físicos contribui consideravelmente para o aumento da taxa de sobrepeso no país, uma vez que tais práticas auxiliam na perda de calorias, sendo benéficas para manter o corpo humano saudável e com peso adequado. Desse modo, a persistência do sedentarismo contribui para a permanência desse alto índice de sobrepeso.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, implementar a educação física de maneira mais ampla nas escolas, por meio não só da prática de exercícios, mas também de palestras e de rodas de conversa críticas a respeito da importância da atividade física, de modo a ensinar aos jovens que é necessário se exercitar e a explicitar as consequências do sedentarismo. Essa ação terá como finalidade reduzir a taxa de pessoas sedentárias e com excesso de peso no país. Por fim, com essas medidas, a história do filme “Wall-E” se distanciará da realidade brasileira e o país caminhará rumo ao progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.