Uma das justificativas para o crescimento da depressão associa-se à dissonância do Estado com a realidade. Consoante a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, como o bem-estar e a saúde, como valores supremos de uma sociedade fraterna. No entanto, apesar dessa garantia, parte dos estados e municípios não conseguem realizar uma ação adequada a essa doença psicossomática devido à falta de investimentos na saúde pública, falta de psicólogos e psiquiatras. Como consequência, tal situação favorece ao aumento de casos de suicídios, problemas familiares e interpessoais.
Outro fator que contribui para essa temática relaciona- se à globalização. Na série americana "13 Reasons Why", a personagem Hannah Baker, sofreu depressão através de padrões sociais, assim acarretando o suicídio da protagonista. Fora da obra cinematográfica abordada, em decorrência de avanços tecnológicos, a população situa-se a viver um padrão de vida ideal: ter amigos perfeitos, casar, ter filhos e um emprego de sucesso. Como consequência, tal cenário contribui para aumento de flutuações e pressões sociais.
Portanto, a dissonância do Estado e a Globalização impulsionaram o avanço da depressão. Nesse viés, para solucionar esse problema, o Governo Federal deve implementar um programa de saúde "+ vidas" para contratação de psicólogos e psiquiatras para atender pessoas com depressão, e nas escolas ter palestras com os pais falando sobre a doença. Medidas como essa contribuiriam para que os preceitos constitucionais fossem, de fato, garantidos a uma maior parcela da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.