Nesse sentido, é necessário ressaltar, primeiramente, que o descaso do Estado com a população carcerária é um dos promotores da crise penitenciária brasileira. Nessa perspectiva, a escassez de projetos estatais que visem à ressocialização dos detentos na sociedade contribui para a precariedade desse setor e para reincidência dos crimes cometidos por esses. Acerca disso, segundo o escritor Peter Drucker, não existem países subdesenvolvidos, existem países subadministrados. De maneira análoga ao pensamento citado, a má administração do Estado tem sido um empecilho na resolução desse problema, na medida em que não há investimentos estatais suficientes nessa área para tal ressocialização. Diante dos fatos apresentados, é imprescindível uma nova postura do Estado para mudar essa realidade.
Ademais, vale destacar, também, que a mentalidade social imediatista potencializa o problema com os presídios, uma vez que a postura atual do Governo reflete o comportamento da sociedade em relação à esse desafio. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, não são as crises que mudam o mundo, e sim a reação a elas. Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que uma reação focada apenas em resolver superficialmente e a curto prazo uma crise de dimensão vasta como é o caso das penitenciárias brasileiras, não irá mudar a realidade de fato. Dessa forma, é necessário que a população redirecione suas exigências para projetos estatais de longo prazo e que irão, assim, tratar a raiz desse empecilho.
Depreende-se, portanto, a urgência de ações interventivas, com o fito de superar esses desafios. Para isso, a Câmara dos deputados e o Senado em parceria com instituições privadas devem elaborar um projeto social que vise a ressocialização dos detentos, por meio de oficinas profissionalizantes. Nesse sentido, o intuito de tal ação é garantir uma forma de sustento aos condenados após o cumprimento de suas penas. Além disso, as personalidades públicas devem promover debates com especialistas da área de segurança pública, por meio de lives nas redes sociais, a fim de conscientizar a população sobre esse tema. Dessa maneira, a sociedade caminhará para resolução dessa imperfeição e se assemelhará com o reino-ilha de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.