Diante desse cenário, ressalta-se que a ausência de criteriosidade atribuída às mulheres na esfera da saúde está ligada a um paradigma histórico de formação sociocultural. Isso acontece porque permeia na sociedade brasileira, ainda que vedado, um pensamento de superioridade intelectual masculina com viés retrógrado. Nesse sentido, a herança de um passado no qual a figura da mulher foi fortemente reprimida e submissa ao homem, como no século XIX, é perceptível na realidade contemporânea, haja vista que o desenvolvimento de pesquisas feitas por mulheres atreladas à área da saúde é amplamente descreditado. Assim, nota-se a importância de uma ressignificação na concepção conservadora do papel feminino na contemporaneidade.
Além disso, a falibilidade do sistema de ensino brasileiro dificulta a validação social do trabalho da mulher na área da saúde. Tal fato ocorre, uma vez que o modelo de aprendizagem vigente trata o aluno como um ser passivo ao corpo social, isto é, sem desenvolvimento crítico, de forma a não tratar de temas como a conquista feminina de espaços no meio da pesquisa. De acordo com o pedagogo José Pacheco, as escolas, os alunos e os professores brasileiros remetem a períodos distintos, de maneira que o conhecimento não é repassado de forma eficaz. Sob essa ótica, ao negligenciar o ensino do reconhecimento do trabalho da mulher, as instituições escolares contribuem na permanência da ocultação da imagem feminina nas ciências da saúde. Logo, é imperioso alterar esse quadro e romper com a passividade educativa proposta por Pacheco.
Portanto, é necessário efetuar o reconhecimento da contribuição da mulher nas ciências da saúde no Brasil. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Educação criar uma campanha denominada "Mulheres cientistas", a qual deve ser colocada em prática por meio da divulgação, em canais de televisão aberta e nas escolas, de projetos femininos no setor da saúde, a fim de alterar o pensamento obsoleto da civilização e de propor discussão do tema no sistema educacional. Afinal, o século XXI reserva diversas "Marie Curie" que, atualmente, se encontram ausentes de condecoração.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 169
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 182
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.