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Por Giuliaa1
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#89305
    É fato que a colonização brasileira proporcionou o atual desenvolvimento do país. Todavia, os meios utilizados para essa formação da nação, como por exemplo a escravidão, acarretaram problemas persistentes na estrutura social, como o racismo. Assim, fica clara a relevância do Ministério da Educação juntamente ao Estado, na estipulação de medidas para estagnar esse entrave nacional.
      Nesse sentido, é válido ressaltar que o filme Estrelas Além do Tempo, representa as diversas dificuldades enfrentadas pelos negros devido ao racismo estrutural. Partindo desse pressuposto, evidencia-se que a persistência do preconceito racial interfere negativamente na organização social,visto que proporciona um entrave na execução dos direitos de parte da população, assim como os garantidos no artigo 5 da Constituição Federal, ou seja, a exclusão parcial da cidadania. Dessa forma, é visível a importância do Governo na promoção de ações que visem conquistar a igualdade nacional.
        Outrossim, é mister pontuar que o racismo estrutural persistente na sociedade é devidamente representado no filme O Ódio que você Semeia, onde há relação desse preconceito com o alto índice de violência. Ademais, percebe-se que as ações populares movidas pelo ensino e consciência auxiliam na redução da ocorrência do preconceito e na valorização racial e cultural no Brasil, fato visível no movimento Black Lives Matter. Desse modo, vê-se a impresciosidade do Ministério educacional na promoção de um ensino conscientizador para sanar esse problema discriminatório.
          Portanto, medidas devem ser tomadas para que haja a redução do racismo no Brasil. Assim, cabe ao Governo Federal, organizar a ocorrência efetiva dos direitos e igualdade, através da promoção de campanhas sobre valorização das virtudes e maiores punições referentes à descriminação, a fim de reduzir o preconceito racial e cultural no país. Além disso, é dever do Ministério da Educação, promover o ensino qualificado e xonscientizador popular, por meio de debates e programas destinados à valorização humana, visando instruir a sociedade sobre o valor humana e a necessidade da igualdade para obter o desenvolvimento nacional.
          Competência 1

          Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

          Sua nota nessa competência foi: 160

          Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

          Competência 2

          Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

          Sua nota nessa competência foi: 160

          Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

          Competência 3

          Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

          Sua nota nessa competência foi: 120

          Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

          Competência 4

          Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

          Sua nota nessa competência foi: 200

          Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

          Competência 5

          Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

          Sua nota nessa competência foi: 160

          Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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