Em uma primeira análise, percebe-se que as desigualdades sociais são um dos principais fatores que colaboram com o trabalho escravo atualmente, visto que na maioria das vezes os indivíduos afetados por esse réves são de pessoa de baixa renda ou até mesmo estrangeiros, que sairam de seus países em busca de melhores condições de vida e são submetidos a situações análogas a de escravos, onde recebem jornadas exaustivas ou até mesmo são forçados a trabalhar, por exemplo.
Ademais, vale a pena ressaltar a apatia social como um grande causador desse problema, tendo em vista que na maioria das vezes o trabalho escravo é presenciado por pessoas que muita das vezes acabam negligênciando o problema e fingindo que esse mesmo não existe, fazendo com que assim o problema não seja relatado e consequentemente não chegue até as autoridades para que assim essa situação seja combatida.
Infere-se portanto que, é imperativo que a midía, principal meio difusor de noticias, intensifique a presença de matérias que fortifiquem a importância de denunciar esse tipo de situação, para que em conjuto com o Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável por implementar, promover e assegurar os direitos humanos no Brasil, tal situação seja revertida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.