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Por PriscilaBail
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Atualmente, vivemos em um mundo onde o capitalismo é muito presente. Tudo gira em torno do lucro e do consumo, o que faz com que uma parcela significativa da população se torne extremamente consumista. As pessoas compram não por necessidade, e sim apenas por terem o desejo compulsivo de adquirirem tudo aquilo que está na moda, como roupas e outros produtos têxteis. Uma vez que essas peças de roupa não têm mais utilidade, são descartadas, e infelizmente, de modo incorreto, o que acaba gerando uma grande ameaça ao meio ambiente.
Todos os anos, toneladas de tecido acabam indo para o lixo, pois as pessoas frequentemente compram peças novas e jogam fora aquelas mais antigas. Entretanto, o destino desse lixo pode não ser adequado, e milhares de peças acabam indo parar no mar, nas praias e até mesmo no deserto, a exemplo do deserto do Atacama, que está sendo usado como um gigantesco lixão de roupas. Tudo isso gera graves consequências no meio ambiente, haja vista que esse lixo têxtil polui os lençóis freáticos localizados abaixo da areia do deserto, e as águas do mar, o que prejudica os animais marinhos, que muitas vezes chegam até mesmo a morrer devido à grande quantidade de tecido presente na água.
Além disso, muitas dessas peças também são queimadas, e a fumaça gerada contribui para a degradação da camada de ozônio e o consequente aumento do aquecimento global. Portanto, como a maioria dos tecidos demora pelo menos vinte anos para se decompor, todo esse lixo deve ser descartado de forma consciente, de modo que possa ser reutilizado e não acabe indo parar na natureza.
Tendo em vista a grande gravidade do problema em questão, medidas devem ser tomadas com urgência. Assim, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente deve elaborar um projeto voltado à questão do lixo têxtil, de modo a definir a melhor maneira de descarte e reutilização de tal material, determinando as áreas que o receberão, em cada país, a fim de reduzir significativamente o número de peças que vão para o lixo comum. Ademais, os governantes de todos os países devem criar um projeto de lei que puna aquelas pessoas que forem pegas descartando o lixo na natureza. Desse modo, o nosso planeta poderá ficar cada vez menos poluído e poderemos viver em um mundo sustentável e limpo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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