A princípio, a inexistência da busca pelo conhecimento antes de se compartilhar qualquer notícia é um dos principais fatores que contribuem para a propagação de fake news, sendo compartilhadas com mais frequência em redes sociais, na qual, opiniões e compartilhamentos são feitos a partir de poucos cliques. Além disso, segundo o instituto de tecnología de Massachusetts (MIT) notícias com temas "inusitados" tendem a chamar mais a atenção dos usuários e são compartilhadas com uma frequência maior em comparação com as demais, acarretando ao usuário pensamentos e opiniões baseadas em mentiras.
Ademais, a produção e a veiculação de noticias falsas constituem um grande mercado, sendo financiado normalmente por políticos e empresas, em que ambos possuem objetivos parecidos, como ganhar a confiança dos usuários e até mesmo enfraquecer seus concorrentes através de calúnias.
É evidente que as propagações de fake news devem ser detidas, e a fim de combate-las, cabe não apenas ao governo auxiliar no combate por meio de campanhas e investimentos em agências que visão combater a propagação de fake news, como também cabe ao usuário duvidar de qualquer notícia que não utilize fontes confiáveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.