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Por nalu016
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#89201
A obra "Abaporu", da pintora brasileira Tarsila do Amaral, além de inaugurar o movimento antropofágico nas artes plásticas, é tida como o símbolo metafórico do brasileiro médio, que tem como marca a falta de reflexão, ao representar de modo desproporcional, o corpo do personagem na pintura. Nessa perspectiva, "Abaporu" também pode simbolizar a debilidade reflexiva que cerca a falta do habito de leitura, que se perpetua como problemática a partir da irracionalidade que o envolve. Nessa situação tornasse importante analisar as causas desse problema se destacando a falta de incentivo e o alto custos de livros.
A princípio é importante notar que a falta de incentivo fortalece com que as pessoas não tenham o habito de ler, com os avanços tecnológicos as pessoas tem deixado cada vez mais a leitura de lado mesmo ela fornecendo diversos meios para a leitura , nesse ponto de vista a Falta de atuação da sociedade para reverter esse problema tem feito com que ele se agravasse,44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. É importante apontar os altos custos dos livros afetando principalmente as famílias de baixa renda.
O habito de leitura tem uma grande importância como desenvolve o conhecimento, aprimora o vocabulário entre outros benefícios, por tanto são necessárias medidas capazes de reverter a falta de leitura, como palestras, contato com o livro ainda quando criança e medidas governamentais para redução do custo dos livros.

Obs: Minha primeira redação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Anna1
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#89204
Olá, @nalu016, recomendo que estude mais acerca da estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Para isso, recomendo os canais da Luma e Ponto e da PoxaLulu ;). Além disso, recomendo também que leia o manual de correção da redação Enem, pois lá tem tudo o que é cobrado na redação.

LUMA E PONTO
https://www.youtube.com/c/Lumaeponto

POXALULU
https://www.youtube.com/c/Poxalulu

MANUAL DOS CORRETORES E CARTILHAS DE REDAÇÃO
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de- ... documentos
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