Avatar do usuário
Por Stephbe
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#89067
No ano de 1500, com a chegada dos portugueses no Brasil, os povos indígenas que aqui viviam passaram a ver o mundo a partir de outra perspectiva. Conforme os portugueses foram tomando posse do território brasileiro, as tribos passaram a ser exploradas com intuito de trazer lucro para os colonizadores, o que ocasionou a morte de diversos povos. Desde então, a colonização reflete muito na sociedade contemporânea brasileira, atiçando uma sensação de domínio sobre a vida dos indígenas. Sob esse cenário, o preconceito e a luta por terras sempre esteve presente no cotidiano da população indígena.
Em primeira instância, os indígenas eram vistos como selvagens pelos portugueses, e sua cultura considerada como inferior e grosseira. Segundo o cientista Albert Einstein “é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Diante disso, é notório que a constante discriminação e negação dos direitos dos povos indígenas na sociedade vêm desde a época do Brasil colônia. Isso fica evidente na associação dos indivíduos indígenas como seres infantis ou que possuem dificuldade de entendimento, ainda muito presente no imaginário brasileiro.
Ademais, há também o silenciamento que acomete as tribos em relação as suas demandas. Prova disso é um projeto de lei que visa mudar a demarcação de terras indígenas, PL490, dificultando ainda mais o acesso dos povos originários a suas próprias terras. Por certo, o conflito por terras sempre esteve presente na história dos povos nativos brasileiro. Durante anos a população indígena sofreu ataques violentos por parte dos garimpeiros e fazendeiros que tinham como objetivo se acomodar nessas terras na busca pela extração, em grande maioria das vezes ilegal, de ouro.
Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas que visam, enfim, acabar com o preconceito e a violência contra a população indígena. Posto isso, cabe ao Poder Legislativo e Judiciário aprimorar as leis existentes, além de reforçar a fiscalização com intuito de acabar com os ataques as tribos. Outrossim, o Ministério da Cidadania em parceria com a Funai devem criar campanhas nas escolas para disseminar sobre o quão diversificada e inofensiva é a cultura indígena. Dessa forma, será possível resolver esse impasse.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
210 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
74 Exibições
por anapaula980
0 Respostas 
145 Exibições
por Amanda1215
0 Respostas 
193 Exibições
por Sandra01
0 Respostas 
272 Exibições
por Guilhermescj
0 Respostas 
76 Exibições
por Ruancl
2 Respostas 
549 Exibições
por Jessicaxz
1 Respostas 
155 Exibições
por GeovanaAnt
1 Respostas 
1130 Exibições
por analuisa777
4 Respostas 
269 Exibições
por Petalarafa
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM