Em primeira instância, os indígenas eram vistos como selvagens pelos portugueses, e sua cultura considerada como inferior e grosseira. Segundo o cientista Albert Einstein “é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”. Diante disso, é notório que a constante discriminação e negação dos direitos dos povos indígenas na sociedade vêm desde a época do Brasil colônia. Isso fica evidente na associação dos indivíduos indígenas como seres infantis ou que possuem dificuldade de entendimento, ainda muito presente no imaginário brasileiro.
Ademais, há também o silenciamento que acomete as tribos em relação as suas demandas. Prova disso é um projeto de lei que visa mudar a demarcação de terras indígenas, PL490, dificultando ainda mais o acesso dos povos originários a suas próprias terras. Por certo, o conflito por terras sempre esteve presente na história dos povos nativos brasileiro. Durante anos a população indígena sofreu ataques violentos por parte dos garimpeiros e fazendeiros que tinham como objetivo se acomodar nessas terras na busca pela extração, em grande maioria das vezes ilegal, de ouro.
Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas que visam, enfim, acabar com o preconceito e a violência contra a população indígena. Posto isso, cabe ao Poder Legislativo e Judiciário aprimorar as leis existentes, além de reforçar a fiscalização com intuito de acabar com os ataques as tribos. Outrossim, o Ministério da Cidadania em parceria com a Funai devem criar campanhas nas escolas para disseminar sobre o quão diversificada e inofensiva é a cultura indígena. Dessa forma, será possível resolver esse impasse.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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