A princípio, a privação a um ensino de qualidade é uma causa crucial a ser enfrentada. Nesse contexto, é necessário mencionar a Roma Antiga onde os plebeus não tinham aprendizagem formal, enquanto os filhos das camadas mais altas tinham amplo acesso à uma formação complexa. Tal quadro se repete no Brasil, uma vez que crianças da rede pública tem um ensino inferior se comparadas a crianças de alta renda. Nesse cenário, é imprescindível a mudança da educação comunitária no território brasileiro.
Ademais, o ingresso de jovens no mercado de trabalho contribui para o agravamento da problemática. Nessa perspectiva a educadora social, Syntia Dourado, afirma que lugar de criança não é na rua, mas na escola. No entanto, acontece o reverso na sociedade infantil, pois, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016.
Portanto, percebe-se a prioridade de melhorar e resolver a questão. Para tanto, é de suma importância que o Ministério da Educação, orgão do governo federal responsável por executar as políticas públicas de educação, aprimore a educação estatal, por meio de programas que incentivem a leitura e forneçam cestas básicas a famílias carentes a fim de que todas as crianças tenham o privilégio de um satisfatório ensino e não abandonem a escola. Dessa forma, as crianças brasileiras se diferenciarão de Feyre.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.