Na metade do século XVIII, iniciou-se a Revolução Industrial, sua principal característica foi a criação das máquinas que ocasionaram diversos impactos ambientais, entre eles o alto uso hídrico. Paralelamente, em pleno século XXI, o cenário atual ainda é semelhante ao fato histórico, o que evidencia a perpetuação do uso contínuo irresponsável de empresas e indústrias na questão dos recursos naturais. Dessa forma, constata-se que embora sejam épocas distintas, o aproveitamento abusivo desse alemente da natureza segue presente e crescente nos tempos atuais, o que é alarmante. Assim, enquanto uma ação interventiva não for exercida, o reservatório brasileiro estará ameaçado.
Ademais, a estrutura de pensamento social dificulta a superação do problema no que tange o modo de utilizar consciente da água. Sobre isso, é fato que mais de 70% da superfíciedo planeta terra é água, mas somente menos de 1% é próprio para o consumo. Todavia, muitos indivíduos expressam dificuldades para atender a métodos simples de economia hídrica, o que ressalta a inconscientização predominante na sociedade e os valores deturpados impregnados. Adicionalmente, vale salientar, que muitos desconhecem a importância de preservar essa massa líquida e, os que conhecem, geralmente não se atentam ou dão o devido valor à essa preservação. Logo, enquanto esse tipo de caráter se mantiver, os próprios sujeitos estarão propensos a enfrentar essa escassez.
Portanto, compete ao Poder Legislativo estabelecer leis rígidas para com as manufatureiras industriais, proibindo suas práticas agressivas ao meio ambiente através dessas diretrizes, a fim de garantir o bem-estar da coletividade -como assegura a constituição federal de 1998. Somado a isso, o Poder Público pode criar palestras que disseminem a importância da água e o que a falta desta pode causar, tal projeto pode ser divulgado por meio das redes midiáticas, com a finalidade de que as informações alcancem a todos. Com essas medidas, a questão ecossocial será efetivamente solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.