Avatar do usuário
Por ketlenthai
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#88850
Segundo o filósofo Tales de Mileto - considerado o primeiro pensador pré-socrático grego- "O universo é feito de água", ele observou que, sem água, tudo morreria. Hodiernamente, em contrapartida a esse pensamento, nota-se a má utilização desse recurso natural em detrimento de sua importância para o planeta, como demonstra a presença de crises hídricas no Brasil. Nesse viés, convém frisar que as entraves para essa problemática são a exploração exacerbada e inconsequente dessa hidrosfera e a mentalidade social deturpada.

Na metade do século XVIII, iniciou-se a Revolução Industrial, sua principal característica foi a criação das máquinas que ocasionaram diversos impactos ambientais, entre eles o alto uso hídrico. Paralelamente, em pleno século XXI, o cenário atual ainda é semelhante ao fato histórico, o que evidencia a perpetuação do uso contínuo irresponsável de empresas e indústrias na questão dos recursos naturais. Dessa forma, constata-se que embora sejam épocas distintas, o aproveitamento abusivo desse alemente da natureza segue presente e crescente nos tempos atuais, o que é alarmante. Assim, enquanto uma ação interventiva não for exercida, o reservatório brasileiro estará ameaçado.

Ademais, a estrutura de pensamento social dificulta a superação do problema no que tange o modo de utilizar consciente da água. Sobre isso, é fato que mais de 70% da superfíciedo planeta terra é água, mas somente menos de 1% é próprio para o consumo. Todavia, muitos indivíduos expressam dificuldades para atender a métodos simples de economia hídrica, o que ressalta a inconscientização predominante na sociedade e os valores deturpados impregnados. Adicionalmente, vale salientar, que muitos desconhecem a importância de preservar essa massa líquida e, os que conhecem, geralmente não se atentam ou dão o devido valor à essa preservação. Logo, enquanto esse tipo de caráter se mantiver, os próprios sujeitos estarão propensos a enfrentar essa escassez.

Portanto, compete ao Poder Legislativo estabelecer leis rígidas para com as manufatureiras industriais, proibindo suas práticas agressivas ao meio ambiente através dessas diretrizes, a fim de garantir o bem-estar da coletividade -como assegura a constituição federal de 1998. Somado a isso, o Poder Público pode criar palestras que disseminem a importância da água e o que a falta desta pode causar, tal projeto pode ser divulgado por meio das redes midiáticas, com a finalidade de que as informações alcancem a todos. Com essas medidas, a questão ecossocial será efetivamente solucionada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#88871
há algumas lacunas argumentativas que prejudicaram o total entendimento do seu ponto de vista sobre a temática, mas o seu texto está muito bom ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
1
Avatar do usuário
Por ketlenthai
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#88875
@Mylike, obrigada! Tirei 940 no Enem 2021, estou voltando os estudos agora e não sei o que tá havendo comigo, eu tinha facilidade em tirar 900+...💔
Obrigada por ter se dado ao trabalho! Boa noite.
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#88876
ketlenthai escreveu:@Mylike, obrigada! Tirei 940 no Enem 2021, estou voltando os estudos agora e não sei o que tá havendo comigo, eu tinha facilidade em tirar 900+...💔
Obrigada por ter se dado ao trabalho! Boa noite.
Creio que seja até se acostumar novamente, mas não leve as minhas notas como "verdades absolutas", pois confesso que ainda não li todo o material de correção, ou seja, tenho só um conhecimento mais básico. Você deve ir pegando o jeito de novo com o tempo! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Como superar a crise hídrica no Brasil?
por Ju1i4    - In: Outros temas
0 Respostas 
237 Exibições
por Ju1i4
A crise hidrica no brasil
por Sarah99    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Sarah99
Soluções para crise hídrica no Brasil
por Veve2004    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Veve2004
0 Respostas 
136 Exibições
por Josimendes
0 Respostas 
41 Exibições
por VitorRamon
1 Respostas 
204 Exibições
por Felipe082
Crise Hídreletrica no Brasil
por Julia98888ui    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por Julia98888ui
0 Respostas 
76 Exibições
por hyorrans
1 Respostas 
89 Exibições
por Lemes
0 Respostas 
143 Exibições
por dell
Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

A série brasileira "bom dia,Ver&oc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM