Em primeiro lugar, é relevante destacar a exígua atuação dos familiares como influentes na questão. Nesse contexto, é lícito referenciar o filósofo Sérgio Cortella, que responsabiliza o poder de educar à família, haja vista o protagonismo que os pais podem induzir aos seus filhos, como incetiva - los a praticar a leitura. Contudo, essa realidade é distorcida, uma vez que os progenitores - na maioria das vezes - não proporcionam um ambiente que favoreça a leitura, tal conduta suscita no desinteresse das crianças em lerem. Logo, é essencial que a família como base educacional assuma seu papel urgentemente.
Deve-se analisar, ainda, a insuficiência financeira por parte da máquina pública, como fator predominante nessa chaga. Acerca disso, o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, pontua que um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos. Entretanto, percebe-se a desimportância do governo em financiar a criação de bibliotecas escolares - principalmente - nas áreas carentes que prejudica a oportunidade das crianças usufruírem desse bem, que seria primordial no desenvolvimento educacional e na sua formação como cidadão. Assim, urge, que o governo seja potencializador na destinação de capital.
Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura. Para isso, a Esfera Pública deve fornecer a construção de livrarias nas instituições escolares, por meio da destinação de verbas, a fim de garantir o acesso a leitura - especialmente - da minoria desfavorecida. Essa ação pode se intensificar, ainda, com a capacitação dos professores que instruíram os pais sobre a importância de estimularem a prática da leitura desde o período da infância. Espera-se que, com essa medida, possa distanciar-se da “cegueira” proposta por Saramago.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.