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Por EuDavila
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#88837
No livro "Ensaio Sobre a Cegueira", do escritor José Saramago, ilustra uma sociedade que está "cega" para os problemas sociais que a envolvem. Analogamente ao pensamento do literato, é notório essa displicência do corpo social no que tange a importância da leitura na formação infantil, obstaculizando tal exercício que seria basilar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, é crucial mitigar essa omissão, analisando a minúscula participação familiar e carência de recursos financeiros, como geradores desse imbróglio.
Em primeiro lugar, é relevante destacar a exígua atuação dos familiares como influentes na questão. Nesse contexto, é lícito referenciar o filósofo Sérgio Cortella, que responsabiliza o poder de educar à família, haja vista o protagonismo que os pais podem induzir aos seus filhos, como incetiva - los a praticar a leitura. Contudo, essa realidade é distorcida, uma vez que os progenitores - na maioria das vezes - não proporcionam um ambiente que favoreça a leitura, tal conduta suscita no desinteresse das crianças em lerem. Logo, é essencial que a família como base educacional assuma seu papel urgentemente.
Deve-se analisar, ainda, a insuficiência financeira por parte da máquina pública, como fator predominante nessa chaga. Acerca disso, o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, pontua que um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos. Entretanto, percebe-se a desimportância do governo em financiar a criação de bibliotecas escolares - principalmente - nas áreas carentes que prejudica a oportunidade das crianças usufruírem desse bem, que seria primordial no desenvolvimento educacional e na sua formação como cidadão. Assim, urge, que o governo seja potencializador na destinação de capital.
Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura. Para isso, a Esfera Pública deve fornecer a construção de livrarias nas instituições escolares, por meio da destinação de verbas, a fim de garantir o acesso a leitura - especialmente - da minoria desfavorecida. Essa ação pode se intensificar, ainda, com a capacitação dos professores que instruíram os pais sobre a importância de estimularem a prática da leitura desde o período da infância. Espera-se que, com essa medida, possa distanciar-se da “cegueira” proposta por Saramago.

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 193

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#88839
Oi, @EuDavila, tudo certo? Parabéns pela redação!!! Vou fazer alguns comentários.

(comentário)
correção
desvio

No O livro "Ensaio Sobre a Cegueira" (como esse é o sujeito da frase, é incorreto utilizar a preposição "em"), do escritor José Saramago, ilustra uma sociedade que está "cega" para os problemas sociais que a envolvem. Analogamente ao pensamento do literato, é notório notória ("notória" concorda com "displicência") essa displicência do corpo social no que tange a à (no que tange a + algo => no que tange a + a importância => no que tange à importância) importância da leitura na formação infantil, obstaculizando tal exercício que seria basilar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, é crucial mitigar essa omissão, analisando a minúscula participação familiar e carência e a carência (mantenha o paralelismo) de recursos financeiros, como financeiros como (uso incorreto da vírgula) geradores desse imbróglio.
Ótima introdução!
Em primeiro lugar, é relevante destacar a exígua atuação dos familiares como influentes na questão. Nesse contexto, é lícito referenciar o filósofo Sérgio Cortella, que responsabiliza atribui (quem responsabiliza, responsabiliza alguém por algo - e não algo a alguém) o poder de educar à família, haja vista o protagonismo que os pais podem induzir aos seus filhos, como incetiva - los incentivá-los a praticar a leitura. Contudo, essa realidade é distorcida, uma vez que os progenitores - na maioria das vezes - não proporcionam um ambiente que favoreça a leitura (o que te levou a concluir isso?), tal conduta o que (falha na estrutura sintática devido à aglutinação de períodos) suscita no o (o verbo "suscitar" é transitivo direto e, por isso, não aceita a preposição "em") desinteresse das crianças em lerem. Logo, é essencial que a família, como base educacional, (acredito que seja necessário isolar esse trecho com vírgulas) assuma seu papel urgentemente.
Deve-se analisar, ainda, a insuficiência financeira por parte da máquina pública, como pública como (uso incorreto da vírgula) fator predominante nessa chaga. Acerca disso, o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, pontua que um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos. Entretanto, percebe-se a desimportância negligência do governo em financiar a criação de bibliotecas escolares - principalmente - nas áreas carentes que carentes, o que prejudica a oportunidade das crianças usufruírem desse bem, que seria primordial no seu (acredito que esse pronome seja necessário para manter o paralelismo) desenvolvimento educacional e na sua formação como cidadão cidadãs ("cidadãs" concorda com "crianças") (explique melhor essa afirmação). Assim, urge, que o governo seja potencializador eficiente na destinação de capital.
Muito bom desenvolvimento!
Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura. Para isso, a Esfera Pública deve fornecer ("realizar" seria uma palavra mais adequada) a construção de livrarias nas instituições escolares, por meio da destinação de verbas, a fim de garantir o acesso a à leitura - especialmente - da minoria desfavorecida (qual?). Essa ação pode se intensificar, ainda, com a capacitação dos professores que instruíram os pais sobre a importância de estimularem a prática da leitura desde o período da infância. Espera-se que, com essa medida, possa o país possa (o verbo "possa" ficou sem sujeito) distanciar-se da “cegueira” proposta ("descrita" seria uma palavra mais adequada) por Saramago.
Proposta completa, parabéns!
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Por Mylike
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#88864
Parabéns!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Jotaveh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#88905
No livro "Ensaio Sobre a Cegueira", do escritor José Saramago, ilustra uma sociedade que[,a qual] está "cega" para os problemas sociais que a envolvem. Analogamente ao pensamento do literato, é 1.notório [a]essa displicência do corpo social no que tange a importância da leitura na formação infantil, obstaculizando tal exercício que [,o qual] seria basilar no desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, é crucial mitigar essa omissão, analisando a minúscula participação familiar e carência de recursos financeiros 2., como geradores desse imbróglio.

Repertório - Perfeito
Relação - 1. Notória essa displicência, concordância nominal.
Tese 2 Vírgula indevida
dica: cuidado com o "queísmo" - repetição da conjunção "que", vou até destacar pra você ver a repetição os quais, a qual, o qual, tal instrumento, tal objetivo, tal comportamento, etc., servem para substituir essa conjunção "que".

Em primeiro lugar, é relevante destacar a 1.exígua atuação dos familiares como influentes na questão. Nesse contexto, é lícito referenciar o filósofo Sérgio Cortella, que [o qual ] responsabiliza o poder de educar à família, haja vista o protagonismo que os pais podem induzir aos seus filhos, como incetiva [á]- los a praticar a leitura. Contudo, essa realidade é distorcida, uma vez que os progenitores - na maioria das vezes - não proporcionam um ambiente que favoreça a leitura 2., tal conduta suscita no desinteresse das crianças em lerem. Logo, é essencial que a família como base educacional assuma seu papel urgentemente.

Tópico Frasal: 1. [gata, cuidado com essas palavras chiques, elas podem te complicar, tenta ficar com seu vocabulário natural, aquele que te é familiar. Se te for familiar, então show!] sugestão: escassa, parca, débil.
Repertório::
Relação:: 2.substitua essa vírgula por ponto final. é interessante separar todos os elementos do desenvolvimento [tópico frasal + repertório + relação + consequência + conclusão (ou fechamento)] - com exceção do repertório e relação, pq é mais fácil escrevê-los juntos, como você fez - e introduzi-los com conectivos que já sinalizem sua função, isso pq facilita pro corretor identificá-los e não correr o risco de você perder pontos.
dai seria interessante que sua "consequência" se iniciasse em um novo período, pela conjunção "por conseguinte" ou "consequentemente" ou "em decorrência disso" etc. acho que você pode adotar essas três e usá-las quando precisar.
Isso tudo pra dizer que seria mais funcional escrever "Consequentemente, essa conduta suscita (ou gera) o desinteresse do público infantil pela leitura, o que pode atrasar seu desenvolvimento na alfabetização"
daí, você fecha bem.

Deve-se analisar, ainda, a insuficiência financeira por parte da máquina pública, como fator predominante nessa chaga. Acerca disso, o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da justiça”, pontua que um governo íntegro busca disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos. Entretanto, percebe-se a desimportância do governo em financiar a criação de bibliotecas escolares - principalmente - nas áreas carentes, [as quais] que prejudicam a oportunidade das crianças usufruírem desse bem, que seria [apenas remova] primordial no desenvolvimento educacional e na sua formação como cidadão. Assim, urge, que o governo seja potencializador na destinação de capital.

essa parte ficou estranha. seria melhor dizer "Entretanto, percebe-se a negligência do governo em financiar a criação de bibliotecas escolares - principalmente - nas áreas carentes. Esse descaso prejudica a oportunidade das crianças usufruírem de tal bem,...."
o texto tá meio "confuso", mas consegui identificar os 5 elementos do desenvolvimento.
"Potencializador" fica meio aberto demais, num fica não? seria melhor dizer que "o Estado brasileiro distribua melhor a verba visando essa problemática educacional"

1.Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura. 2.Para isso, a Esfera Pública deve fornecer a construção de livrarias nas instituições escolares, por meio da destinação de verbas, a fim de garantir o acesso a leitura - especialmente - da minoria desfavorecida. Essa ação pode se intensificar, ainda, com a capacitação dos professores que instruíram os pais sobre a importância de estimularem a prática da leitura desde o período da infância. Espera-se que, com essa medida, possa distanciar-se da “cegueira” proposta por Saramago.

1.Retomada
2. Substitua Esfera Pública por "Governo Federal". - acho que seria interessante que o Ministério da Infraestrutura estivesse no meio disso.
os 5 elementos estão presentes.

ps: desculpa se minha correção tá meio "enferrujada" kk, mas de forma geral, te aconselho a seguir aquelas dicas de ir aprimorando seu próprio modelo e adotar conetivos e formas de argumentar. essa estrutura de desenvolvimento que eu sempre repito é infalível. Hoje tu só precisa encaixar melhor os períodos e os conectivos nela. E cuidado com a concordância e vírgula.
De resto, tu ainda tá nos 800+ , vamo atrás desse 1000.
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Por EuDavila
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#89935
Obrigada pessoal! 😊

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
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