Embora tenha-se passado séculos, a sociedade ainda rege sob o domínio patriarcal. Uma vez que partindo dos anos 4000 a.C a 476 d.C as mulheres são excluídas socialmente, seja, de debates políticos, expressões artísticas, e também seus direitos como cidadãs, na qual conseguinte a afirmação de Juliana Leuuenroth "As mulheres são menos publicadas. Quando conseguem ser publicadas, são menos divulgadas, menos premiadas, menos reconhecidas". E por essa razão é indispensável movimentos que recorrem a autoria e liberdade de gênero das mesmas, no entanto é notável a persistência feminina por sua ocupação na arte.
A autora capixaba Paula Garruth destaca que há uma solução para todos os obstáculos, é amostra de alguém que almejava a carreira jornalística, porém atualmente trilha pelos caminhos da arte reportando a força da autoria feminina. Ainda com seus contos, vale ressaltar um de seus trechos, onde está grafado "Que venham as guerra, as tempestades e os terremotos. Estarei de salto alto esperando por eles, fazendo cada de diva". Certamente percebe-se o incentivo e a proporção do empoderamento feminino, e quando trata-se também do espaço de suas obras em museus e pátios culturais é visível um percentual maior em relação aos anos passados. Portanto se tratam de uma minoria.
Perante a essa realidade, cabe ao Governo desenvolver novas leis que reafirmem a igualdade de gêneros, reajustando as leis trabalhistas , afim de se obter a justiça adequada. A sociedade deve se orientar para obter seus direitos, bem como se conscientizar e não permanecer calada em meio a injustiça. Ong's juntamente com as escolas devem promover palestras sobre os direitos femininos, voltados para as crianças e adolescentes afim de incentiva-los a irem atrás de seus direitos. Dessa forma é preciso movimentos que influenciam o feminismo e expressão de opiniões, para que as mulheres tenham os direitos básicos que todo cidadão independente de gênero deve ter.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada