Por Dedebielrgp
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#88440
De acordo com um estudo realizado no Brasil a taxa de pessoas que não possuem documento de indentificação cresce a cada dia, na região norte do país são 320 mil pessoas, no centro oeste 243 mil, no nordeste 828 mil pessoas, no sul 399 mil, e na região sudeste 1,15 milhão de pessoas.
Esses números representam que a invisibilidade de cidadãos brasileiros é maior mas regiões nordeste e sudeste, mostrando que essas pessoas não estão em sistemas como Sus (sistema único de saúde) pelo fato de não possuírem nenhuma indentificação, nem o CPF (cadastro de pessoa física). Essas pessoas não são vistas na maioria das vezes, são deixados de lado nem participam de decisões como a eleição do presidente do seu país.
Outro malefício de não ter uma indentificação pessoal é a perca dos benefícios sociais, como por exemplo, o direito de foto numa eleição, acesso ao sus (sistema único de saúde).
Esses problemas podem ser sanados com a aquisição de uma certidão de nascimento, ou um documento de indentidade pessoal que de acordo com a lei número 9534 de 1997 tornou a aquisição desse documento gratuito. (certidão de nascimento)


(Não sei muito bem usar esse recurso, mas fico muito agradecido pela correção)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Santos26
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#88731
Olá tudo bem ?
* Bom a redação do Enem deve ter a estrutura padrão de introdução, desenvolvimento e conclusão.
* Coloque repertórios, ou seja, seu conhecimento de mundo na redação que tenha a ver com o tema.
* Na conclusão vc tem que deixar bem trabalhado quem faz, como faz e porque faz.
* No YouTube tem vários canais que ajudam a desenvolver a redação desde a introdução até a conclusão.
Espero ter ajudado, tudo de bom 🙏
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