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Por Natalia529
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Em 1985 foi criado no governo Sarney o Ministério da Cultura, seu objetivo era promover a valorização à tradição nacional e proporcionar a liberdade de expressão, com o intuito de  valorizar artistas em geral e suas criações. Entretanto, nem todos os cidadãos obtiveram o reconhecimento de suas obras, tendo como exemplo, as mulheres que ainda em pleno século XXI sofrem com a desvalorização da própria arte. Em virtude da desigualdade de gênero e pela falta de visibilidade.
          De acordo com o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 2017, apenas 6% das obras em exposição pertenciam à mulheres, porém 60% das pinturas com nudez eram corpos femininos. Percebe-se que esse quadro não é de agora, o gênero feminino sempre enfrentou o machismo na sociedade brasileira. Tal como, Anita Malfatti, uma pintora excepcional e feminista que lutou contra os preconceitos em relação a sua postura independente de mulher e artista.
          Segundo Ernst Fischer, filósofo marxista, "a função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas". Contudo, os homens são mais publicados e divulgados no universo artístico, conforme uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras entre 1965 e 2014 foram escritos pelo sexo masculino. O que só enfatiza que as mulheres são menos visadas na indústria da arte, por serem menosprezadas pelo gênero sexual.
          Portanto, faz-se necessário que o Estado por meio da Secretária da Cultura em conjunto com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promova projetos exclusivos para exposições de obras artísticas e literárias de autoria feminina em todo o Brasil. Com a finalidade de aumentar a quantidade de mulheres no mundo da arte, possibilitando um maior reconhecimento e visibilidade. Assim dar o primeiro passo para o progresso feminino.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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