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Por Lcarol
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Na minissérie "Olhos que condenam", cinco adolescentes negros são acusados injustamente de estupro sem provas concretas. Os jovens foram inocentados apenas depois de muitos anos. Fora da ficção, o racismo é uma prática persistente, sobretudo, no Brasil. Isso se devencia pelo passado escravocrata e ocasiona, atualmente, na exclusão social e violência contra o povo negro. Logo, meios devem ser elaborados para que essa prática deixe de ser decorrente no Brasil.
A princípio, destaca-se que a escravidão no Brasil foi o principal fator para o surgimento do racismo, em que mesmo a mais de um século após a abolição, esses povos ainda se encontram á margem da sociedade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 14% dos negros estão desempregados, constatou ainda que pessoas brancas ganham mais e vivem em melhores moradias. Essa prática é nociva, estimula a desigualdade social e gera hierarquização de raças.
Porconsseguinte, esse crime ocasiona a exclusão social, pois pessoas negras não possuem os mesmos privilégios que as brancas. Ademais, são elas que mais sofrem violência urbana e homicídios. Segundo o Atlas da Violência, negros têm o dobro de chance de serem assassinados no Brasil, o grupo representa 17% das vítimas. Logo compreende-se que esse problema precisa de visibilidade na sociedade brasileira.
Portando, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Educação (MEC), deve adotar nas escolas públicas e privadas, um conteúdo que aborde a história do povo negro, cultura, costumes e como ainda hoje há discriminação desse povo. Esse conteúdo será apresentado por meio das aulas de história, para que crianças e adolescentes tenham conhecimento desse problema no país. Espera-se que com essa medida, casos como em Olhos que Condenam não se repita.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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