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Por Jujul
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#88515
A obra literária Utopia de Thomas More–escritor e poeta irlandês–demonstra uma sociedade perfeita, livre de conflitos e inclusiva. Diante da conclusão do autor, é notável que essa utopia não se aplica à realidade cotidiana do mundo real. Visto que o preconceito presente na nossa nação marginaliza este grupo social. Nesse sentido, é evidente que a má aceitação do mercado de trabalho em incluir pessoas com necessidades especiais, além de torná-las invisíveis contribui para a perpetuação da problemática.

Nesse viés, cabe ressaltar que a inserção de indivíduos com impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em empresas, influencia diretamente na continuidade do problema. Tal como, mostrado no filme "Como Estrelas na Terra" a inclusão desses profissionais ainda é precária, uma vez que, segundo dados do IBGE menos de 1% do total de Empregados formais do Brasil são ocupados por pcd. Partindo desse pressuposto, as pessoas com deficiência são vistas preconceituosamente com estereótipos negativos, entre eles os julgamentos de inferioridade e de incapacidade de exercer uma função ou trabalho. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a má aceitação dessas pessoas no mercado de trabalho colabora para o prosseguimento desse quadro.

Em segunda análise é válido destacar que a pouca visibilidade e preocupação na inclusão de portadores de deficiência permite que este cenário excludente persista intrínseco ao corpo social. De acordo com a lei n.º 8213/91 criada pelo Governo Federal em 1991, deve ser estabelecida uma fatia de 2% a 5% das vagas de emprego ao grupo de pcd. Entretanto, é indiscutível que essa norma não é totalmente respeitada.

Assim, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Governo Federal fiscalizar e executar o cumprimento das leis inclusivas à PCD, por meio de pesquisas e análises no mercado de trabalho, realizando palestras no meio educacional, forte ferramenta de formação de opinião, sobre a problemática da aceitação de portadores de deficiência no ramo de trabalho. Outrossim, trazer testemunhos reais para promover a sensibilização acerca do assunto. Espera-se que com essa medida, o mercado de trabalho e se tornem inclusivo e a coletividade alcance a utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Marina03
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#88519
Você está no caminho certo, mas ainda precisa melhorar esses pontos:
1) colocar menos frases por parágrafo, no máximo 4, e desenvolver cada uma para que faça sentido.
2) melhorar a gramática em relação aos pontos, vírgulas e não usar "visto que" no início da frase.
3) usar apenas um repertório por parágrafo e tornar todos eles produtivos.
4) apenas uma proposta de intervenção que contenha todos os 5 elementos. :!:
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