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Por NaLua
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O Brasil completa seu bicentenário em 7 de setembro de 2022. Nesse contexto, a história deixou lições para os dias atuais, como a falta de um despertar para a conscientização política e o não desenvolvimento da independência econômica, de acordo com o vivenciado anteriormente, pois o país continua dependente nesse aspecto até hoje, mesmo após a declaração da independência.

Em primeira análise, a falta de uma conscientização política na época, foi o grande estopim para que hodiernamente ainda ocorram dificuldades nesse quesito. Como, por exemplo, o grande descontentamento populacional com as medidas governamentais acerca dos problemas envolvendo principalmente saúde e economia. Segundo a frase de Sócrates “Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”, pode ser entendido que um dos grandes responsáveis pelas mazelas existentes é a própria população, em razão da falha na escolha de representantes políticos.

Outrossim, o não desenvolvimento da independência econômica suscita os prejuízos obtidos quando o país adquire produtos provindos de outras nações, gerando assim, gastos que poderiam ser evitados caso o sistema de produção brasileiro fosse bem elaborado a fim de suprir suas necessidades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Santander, o país importou um total de US $126,7 bilhões, resultado do comércio com países como China e os Estados Unidos, sendo o território nacional completamente independente, esse gasto seria nulo, o que contribuiria para a economia brasileira.
Por conseguinte, os 200 anos da independência do Brasil deixa à nação ensinamentos, sendo o principal deles a de que o brasileiro deve participar ativamente das decisões públicas. Logo, é dever do ministério da educação – órgão responsável pela política nacional estudantil – organizar campanhas de conscientização para adolescentes através de palestras explicativas, incentivando-os a exigir seus direitos como cidadãos. Com isso, o país terá um maior desempenho, assim possibilitando a total independência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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