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Por duduzx
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#88145
Paulo Freire, renomado pensador brasileiro, adverte: “Se educação sozinha não transforma a sociedade, está um pouco sociedade muda“. Tal frase evidência que, a evasão escolar, no Brasil, atualmente um problema grave. Tendo em vista a falta de incentivo federal aliado ao espaço geográfico.
De início deve ser salientado que, nessa visão de incentivo, pode ser citado os poucos benefícios dado pela Federação Brasileira em referência à educação às famílias carentes, público alvo de eventuais casos de evasão escolar, prejudicando todo meio social.
Somado a isso, podemos dizer que o espaço geográfico formado com altos índices de criminalidade, desastres naturais e urbanos é outro grande problema. Com esse mesmo sentido, a disponibilidade de unidades escolares nesses locais é uma condição precária. Desse modo, a evasão escolar é um grave problema que não permite que a sociedade evolua como se espera e deveria.
Sendo assim, o governo brasileiro deve ser algo que tem que atuar em conjunto com a educação. Podemos enfatizar que a melhora na utilização das mídias, sábio uso de benefícios para famílias carentes, melhoras na infraestrutura e segurança, são fortes meios para eventuais melhoras nesse âmbito. Com isso, a evasão escolar não será mais um problema que reside no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por duduzx
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#88353
duduzx escreveu:Paulo Freire, renomado pensador brasileiro, adverte: “Se educação sozinha não transforma a sociedade, está um pouco sociedade muda“. Tal frase evidência que, a evasão escolar, no Brasil, atualmente um problema grave. Tendo em vista a falta de incentivo federal aliado ao espaço geográfico.
De início deve ser salientado que, nessa visão de incentivo, pode ser citado os poucos benefícios dado pela Federação Brasileira em referência à educação às famílias carentes, público alvo de eventuais casos de evasão escolar, prejudicando todo meio social.
Somado a isso, podemos dizer que o espaço geográfico formado com altos índices de criminalidade, desastres naturais e urbanos é outro grande problema. Com esse mesmo sentido, a disponibilidade de unidades escolares nesses locais é uma condição precária. Desse modo, a evasão escolar é um grave problema que não permite que a sociedade evolua como se espera e deveria.
Sendo assim, o governo brasileiro deve ser algo que tem que atuar em conjunto com a educação. Podemos enfatizar que a melhora na utilização das mídias, sábio uso de benefícios para famílias carentes, melhoras na infraestrutura e segurança, são fortes meios para eventuais melhoras nesse âmbito. Com isso, a evasão escolar não será mais um problema que reside no país.
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Por duduzx
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#88354
Oiii, caso vocês queiram, poderiam corrigir minha redação? @Felipe082 @JoaoPedro72 essa é a minha primeira redação no estilo enem 😊
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#88356
Oi, @duduzx, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática e algumas falhas na estrutura sintática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe um bom repertório na introdução, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 80. Há muitas falhas na argumentação e no projeto de texto. As ideias são superficiais e não possuem uma conexão robusta entre si.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 120*. Articulação mediana. Faltam mecanismos coesivos dentro dos parágrafos. Além disso, há algumas inadequações, como o uso de "dessa forma" sem que haja uma relação lógica de conclusão.
*pontuação alterada para 160 em 20/03/2022.
C5 – 120. Sua proposta deve conter, de forma clara, cinco elementos obrigatórios: uma ação (o que vai ser feito), um agente (quem vai fazer), um meio (como vai ser feito), um efeito (para que vai ser feito) e um detalhamento (informação adicional sobre qualquer um desses elementos). Não encontrei o meio, tampouco um detalhamento válido. Caso tenha dúvidas sobre como elaborar um detalhamento adequado, recomendo a análise do Manual de Leitura dos Corretores do ENEM - Competência V: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
:!: Cuidado => o agente da sua proposta ficou confuso.

Total – 600*
*pontuação alterada para 640 em 20/03/2022.

Você já está em um patamar interessante. Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Material de apoio para os corajosos (criado pela Emy): material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui
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Por JoaoPedro72
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#88357
duduzx escreveu:Oiii, caso vocês queiram, poderiam corrigir minha redação? @Felipe082 @JoaoPedro72 essa é a minha primeira redação no estilo enem 😊
Análise Curta da Redação – Evasão Escolar

C1 – 160: Há poucas falhas quanto à língua portuguesa.
C2 – 80: O texto, no geral, pouco se parece com uma redação plenamente dissertativa-argumentativa.
C3 – 80: A argumentação é extremamente superficial, ou seja, as informações argumentativas não são suficientes para um bom desempenho nessa competência.
C4 – 120: A sua coesão é mediana. Existem, sim, conectivos no seu texto, mas os períodos são extremamente curtos, o que, por conseguinte, reduz o nível dessa competência.
C5 – 120: Observei, na sua proposta de intervenção, várias ações, um intuito e um agente. Não encontrei, pois, um meio e um detalhamento.

Nota final: 560

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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