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Por Djaci
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Com o aumento da expectativa de vida dos idosos, ocasionado pelo avanço da tecnologia e medicina, e a redução significativa na taxa de fecundidade, formou-se uma sociedade mais velha, dependente de pessoas jovens e do governo. Entretanto o bem estar dessa parcela não tem um bom retorno, seja financeiramente com uma má previdência social ou com um sistema de saúde adequado voltado para as próprias necessidades.

Segundo dados do IBGE,74,7% dos idosos têm como principal renda aposentadoria. Assim sabe-se que o Brasil não consegue ponderar com qualidade as necessidades financeiras dessa parcela da população, muitas vezes esses idosos têm que trabalhar mesmo aposentados para conseguir sustentar a si próprio e muitas vezes a família, já que o governo não garante uma renda justa.

Estudo feito pelo Sesc, em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), mostra que 79% dos idosos acessam a saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a maioria deles reclamam da demora para o atendimento, filas de espera muito grandes e a falta de remédio, com isso é notório que o governo deixa a desejar tanto nos aspectos financeiros como na parte de necessidades básicas dificultando o envelhecimento sadio da população.

A melhoria da qualidade de vida dos idosos é uma prioridade do Governo Federal em parceria com o Ministério da saúde, distribuindo remédios no prazo certo e melhorando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Governo Federal fazendo reajustes na previdência social, para que se tenha uma aposentadoria digna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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