Precipuamente, a negligencia estatal, no que tange à educação pública, favorece às desigualdades educacionais. Segundo Nicolau Maquiavel, filósofo Italiano do século XVI, no livro ‘’O Príncipe’’, para se manter no poder o Governo dispõe-se a operar e promover o bem universal, porém, não possibilitar aos brasileiros o acesso a uma educação pública de qualidade, inviabiliza o alcance do bem universal, haja vista que a educação é peça fundamental na formação da cidadania. Ademais, a ausência de investimentos estatais nesse contexto contribui com a marginalização e o aumento do analfabetismo, proporcionando o crescimento da criminalidade e a desinformação. Fica evidente, pois, que a negligência do Governo no âmbito educacional fere toda a população.
Outrossim, vale ressaltar que há, no Brasil, uma grande evasão escolar por parte de jovens, causada, principalmente, pela necessidade de trabalhar. Na música ‘’Da Ponte Pra Cá’’, o cantor, brasileiro, de ‘’Rap’’ Mano Brown, da banda ‘’Racionais MC's’’, destaca as diferenças entre indivíduos da elite e indivíduos da periferia, onde o acesso a direitos básicos como, por exemplo, educação e saneamento básico são inexistentes. Dessa forma, famílias de baixa renda, que vivem em condições análogas às supracitadas, sem o apoio do governo não veem a educação como força modificadora de suas realidade. Dessa forma, a educação fica em segundo plano e o trabalho passa a ser exigido em primeiro lugar.
Logo, em síntese, subterfúgios devem ser encontrados para a problemática. Dessa forma, cabe ao governo, por meio do Poder Executivo, promover programas de acolhimento estudantil a estudantes, de escolas públicas do ensino fundamental, por meio de aulas teóricas e práticas, com o objetivo de promover uma base acadêmica sólida para que o indivíduo possa ingressar no ensino médio. Também, cabe ao poder executivo, investir em auxílios financeiros a famílias de baixa renda, com o fito de proporcionar condições de vida melhores aos cidadãos e garantir o direito de terem uma formação acadêmica completa. Quiçá, assim, o bem estar universal, como aponta Maquiavel, será alcançado e as desigualdades educacionais serão erradicadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada