Dessa forma, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica ser preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um silenciamento instaurado na questão da depreciação da arte de autoria feminina, visto que pouco se menciona nas mídias de massa, nas escolas e na sociedade a importância da figura feminina no âmbito da música, dança, pintura, literatura e cinema, a mulher é desvalorizada há muito tempo, já que somente os homens escreviam, liam e publicavam, meramente muitos anos depois fora autorizado ter escolas para mulheres. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defendeu a pensadora.
De outra parte, a carência de estrutura especializada também pode ser apontado como promotor do problema. Segundo o filósofo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos. Entretanto, não é o que acontece no descrédito da arte feminina, visto que é evidente o desprovimento de academias e escolas especializadas no ramo das artes, é de extrema importância que as mulheres tenham um ambiente de profissionais que incentivam e acreditam no seu potencial, o mercado das artes não se resume em ser artista, há outras posições em museus e galerias que ainda não foram ocupados por mulheres. Assim, inverter essa situação e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Por fim, caminhos devem ser elucidados para democratizar a valorização da arte de autoria feminina no Brasil. Sendo assim, cabe ao Governo Federal — órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população — elaborar um plano nacional de incentivo à prática da arte e investir em academias e escolas para mulheres, de modo a instituir ações como a criação de semanas culturais nacionais, bem como desenvolvimento de atividades artísticas públicas. Isso pode ser feito por associação entre prefeituras, governadores e setores federais —, os quais devem executar eventos, ancorados por artistas mulheres, que visem divulgar a importância da arte para a comunidade civil. Paralelamente é preciso investir no silenciamento presente no problema. Dessa maneira, o Brasil poderá ter menos "cidadãos de papel", como defendeu Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.